ONG inaugura nova sede de reciclagem eletrônica no DF
Uma organização não-governamental tem feito a diferença há 20 anos atuando na reciclagem de lixo eletrônico e na promoção de projetos de inclusão digital com a capacitação de jovens. Trata-se da ONG Programando o Futuro.
E o trabalho dessa instituição ganhou um reforço, nesta quarta-feira (14), com a inauguração da nova sede do CRC Metarreciclagem, na cidade do Gama, no Distrito Federal. A sigla significa Centro de Recondicionamento de Computadores. É um local onde equipamentos eletrônicos são reparados e depois doados para Pontos de Inclusão Digital como telecentros, escolas públicas e bibliotecas públicas.
O prédio foi cedido pelo governo federal. Com as novas instalações será possível ampliar em 300% as ações de reciclagem e de capacitação técnica em informática para jovens. Segundo Vilmar Simion, coordenador do Programando o Futuro, a ideia é que a iniciativa seja levada para outras regiões do país.
“Hoje, 14 de outubro, é o dia Mundial do lixo eletrônico. Ele é um problema cada vez maior para a população. E a gente está entregando para a população do Gama o maior centro de recondicionamento e tratamento de lixo eletrônico do Brasil. Nós queremos levar esse modelo que o GDF construiu aqui no Gama para todo o Brasil daqui pra frente, todas as secretarias de ciência e tecnologia, para que a gente possa ter um Brasil cada vez mais incluído digitalmente.”
Durante a cerimônia foi lançado ainda o programa Reciclotech, uma iniciativa inédita no país. Entre as ações, está a disponibilização de lixeiras para que a população descarte pilhas e aqueles equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados. O material será recolhido e reciclado. O programa conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Só no DF, serão cerca de 200 pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico distribuídos em todas as cidades da região.