ONG inaugura nova sede de reciclagem eletrônica no DF

No local equipamentos são reparados e depois doados

Publicado em 14/10/2020 - 14:40 Por Bianca Paiva - Brasília

Uma organização não-governamental tem feito a diferença há 20 anos atuando na reciclagem de lixo eletrônico e na promoção de projetos de inclusão digital com a capacitação de jovens. Trata-se da ONG Programando o Futuro.

E o trabalho dessa instituição ganhou um reforço, nesta quarta-feira (14), com a inauguração da nova sede do CRC Metarreciclagem, na cidade do Gama, no Distrito Federal. A sigla significa Centro de Recondicionamento de Computadores. É um local onde equipamentos eletrônicos são reparados e depois doados para Pontos de Inclusão Digital como telecentros, escolas públicas e bibliotecas públicas.

O prédio foi cedido pelo governo federal. Com as novas instalações será possível ampliar em 300% as ações de reciclagem e de capacitação técnica em informática para jovens. Segundo Vilmar Simion, coordenador do Programando o Futuro, a ideia é que a iniciativa seja levada para outras regiões do país.

“Hoje, 14 de outubro, é o dia Mundial do lixo eletrônico. Ele é um problema cada vez maior para a população. E a gente está entregando para a população do Gama o maior centro de recondicionamento e tratamento de lixo eletrônico do Brasil. Nós queremos levar esse modelo que o GDF construiu aqui no Gama para todo o Brasil daqui pra frente, todas as secretarias de ciência e tecnologia, para que a gente possa ter um Brasil cada vez mais incluído digitalmente.”

Durante a cerimônia foi lançado ainda o programa Reciclotech, uma iniciativa inédita no país. Entre as ações, está a disponibilização de lixeiras para que a população descarte pilhas e aqueles equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados. O material será recolhido e reciclado. O programa conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Só no DF, serão cerca de 200 pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico distribuídos em todas as cidades da região.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo