Enap realiza pesquisa sobre trabalho remoto com servidores públicos

Pesquisa indica que 44% deles querem continuar no trabalho remoto

Publicado em 08/11/2020 - 12:09 Por Nelson Lin - São Paulo

Quarenta e quatro por cento dos servidores públicos desejam continuar no trabalho remoto, apenas 5% preferem trabalhar presencialmente. Os dados são de uma pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública, realizada em outubro, com mais de 43 mil servidores.

De acordo com a pesquisa, 33,9% relataram que o órgão onde trabalham tem um plano de retorno presencial; 32,6% falaram que ainda não há esse plano; e 33,5% relataram desconhecimento se há ou não um plano de retorno.

Cláudio Henrique Costa, servidor do poder Executivo Federal, faz parte da minoria que prefere o trabalho presencial. Segundo ele, nem todos têm a estrutura necessária para trabalhar de forma eficiente em casa.

Já a servidora Juliana Queiroz, do Supremo Tribunal Federal, disse que se adaptou muito bem com a rotina do trabalho em casa.

Ainda na pesquisa, 65,5% dos servidores afirmaram que esperam que o retorno gradual aconteça a partir de janeiro de 2021; 57,4% acreditam que esse retorno deve acontecer de forma escalonada; e, apenas 4,8% acreditam que o retorno deve ser com todos os funcionários ao mesmo tempo.

E a maior preocupação dos servidores nesse retorno ao trabalho presencial é a trazer o vírus da Covid-19 do ambiente do trabalho para seus familiares, com mais de 90% dos pesquisados expressando essa preocupação.

Edição: Rosamélia de Abreu

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo