Hospital federal que pegou fogo no Rio retoma parte das atividades

Permanecem suspensas a emergência, cirurgias e internações

Publicado em 04/11/2020 - 14:35 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, retomou nesta quarta-feira (04), parte do atendimento aos pacientes. Foram duas semanas sem funcionar, por conta do incêndio que quase destruiu o Prédio 1 do complexo hospitalar.

Voltaram a ser feitas consultas ambulatoriais, sessões de quimioterapia, doação de sangue, retirada de resultado de exames e entrega de medicamentos oncológicos, além de exames laboratoriais.

No entanto, permanecem suspensos os atendimentos de emergência, as cirurgias e internações. As sessões de hemodiálise e os exames de imagem, que funcionavam na unidade atingida pelas chamas, também continuam interrompidos  

Após avaliação da estrutura afetada pelo fogo, a Defesa Civil municipal interditou o Prédio 1. O local passará por reforma, assim como o Centro de Imagens. Já o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, localizado no Prédio 2, ainda depende de avaliação técnica, para a retomada dos atendimentos.

Diretor do corpo clínico da instituição, onde trabalha desde 1978, o doutor Julio Noronha, estava no hospital no momento do incêndio e ajudou na remoção de pacientes. Segundo ele, toda a equipe da unidade permanece empenhada em garantir a continuidade dos atendimentos.

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, que é referência em serviços de média e alta complexidade. Para se ter uma noção da importância da unidade, ela é a a maior da rede pública do estado, em volume geral de atendimentos mensais, com cerca de 15 mil consultas ambulatoriais e 1.300 internações, além de atendimentos de emergência e realização de exames laboratoriais e de imagem.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo