Nova etapa da Lava Jato investiga pagamento de propinas na Petrobras

Publicado em 26/11/2020 - 16:57 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Mais uma etapa da Lava Jato no Rio cumpriu nesta quinta-feira (26) dois mandados de busca e apreensão contra um ex-funcionário da Petrobras. Segundo a Polícia Federal, a Operação Sem Limites V dá continuidade às investigações sobre os crimes cometidos na Diretoria de Abastecimento da companhia. Os mandados foram cumpridos em endereços de dois municípios fluminenses: Angra dos Reis, na Costa Verde, e Araruama, na Região dos Lagos.

Segundo a Polícia Federal, o alvo dos mandados já havia sido investigado na 57ª fase da Lava Jato, mas com o andamento das apurações, essa nova ação foi necessária para buscar mais provas. 

A Operação Sem Limites investiga a negociação de combustível marítimo entre a Petrobrás e companhias estrangeiras. Um acordo de colaboração premiada firmada com um dos executivos ligados a uma dessas empresas teria esclarecido a participação do acusado. Segundo os relatos desse colaborador, ele teria recebido cerca de US$ 2,2 milhões entre 2009 e 2015 para favorecer uma das empresas estrangeiras nessas negociações, e teria também repassado parte da propina a outros integrantes do esquema.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, existem indícios de que outras empresas estrangeiras também teriam pago vantagens indevidas ao ex-agente público relacionadas a operações de compra e venda de combustíveis marítimos. A Polícia Federal afirmou que segue nas investigações para identificar e responsabilizar os suspeitos de atentarem contra a estatal que foi vítima de articulações criminosas.

Os mandados da Operação Sem Limites V foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Os investigados responderão pela prática, dentre outros, dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro.

Em nota, a  Petrobras informou que trabalha em estreita colaboração com as autoridades que conduzem a Operação Lava Jato, e reforçou que a companhia é reconhecida pelo próprio Ministério Público Federal e pelo Supremo Tribunal como vítima dos crimes desvendados. A empresa disse que está colaborando inclusive em relação aos fatos investigados na Operação desta quinta-feira, e atua como coautora do Ministério Público Federal e da União em 18 ações de improbidade administrativa em andamento, além de ser assistente de acusação em 71 ações penais.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Rio vacina nesta sexta adolescentes de 12 e 13 anos

O sábado (25) será dedicado à repescagem para todos, a partir de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose. Os quase 300 pontos de vacinação espalhados pela cidade vão funcionar das 8h às 17h.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo
Educação

Enem: terminam hoje (24) inscrições para pessoas privadas de liberdade

Os interessados devem ser inscritos pelo responsável pedagógico até as 23h59. Também podem participar desta modalidade os adolescentes sob medidas socioeducativas que inclua a privação de liberdade.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo