logo Radioagência Nacional
Geral

Número de mortos em tiroteio em outubro triplicou frente a setembro

Dados indicam que aumento tem relação com retorno de pessoas nas ruas
Baixar
Tâmara Freire
02/11/2020 - 18:56
Rio de Janeiro

A plataforma Fogo Cruzado, que reúne informações sobre troca de tiros na região do Grande Rio, registrou 421 ocorrências no mês de outubro. E, se de um lado este número representa uma queda de 11% em relação ao mesmo mês do ano passado, do outro significa um aumento de quase 34%, frente a setembro deste ano.

O mesmo movimento foi percebido na quantidade de ocorrências com a participação de agentes de segurança pública, que somaram 74 em setembro, 127 em outubro deste ano e 158 em outubro de 2019. Isto quer dizer que houve redução de 20% na passagem entre os anos, mas aumento de 71% mês a mês.

A analista de dados da plataforma, Maria Isabel Couto, pontua que a queda na comparação com o ano passado vem sendo menor a cada mês.

Maria Isabel também chama a atenção para os casos que deixaram três ou mais civis mortos, as chacinas, que quase dobraram na passagem entre os anos.

De acordo com os dados da plataforma Fofo Cruzado, as ocorrências no ultimo mês foram mais letais, de maneira geral. Ao todo, houve 212 pessoas feridos a bala na região do Grande Rio, um aumento de 6% com relação a 2019 e de quase 90% na comparação com os 113 registros feitos em setembro.

Já o número de mortos, 124, é quase o triplo das 44 vítimas registradas no mês anterior, e 32% a mais do que as de outubro de 2019.

x