Pira é acesa no Rio em prol da pesquisa pela vacina contra a covid-19

A Chama da Esperança foi acesa pelo cardeal dom Orani Tempesta

Publicado em 02/11/2020 - 16:22 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Pira é acessa no Rio de Janeiro para “iluminar” pesquisadores que buscam uma vacina para conter a pandemia da covid 19.

O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta acendeu nesta segunda-feira (02), Dia de Finados, a “Chama da Esperança”, no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.

A pira tem a intenção simbólica de iluminar os pesquisadores que buscam uma vacina contra o novo coronavírus; e, segundo dom Orani, o fogo ficará aceso até que uma vacina seja descoberta e reconhecida pela comunidade científica internacional.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, que participaram da celebração, receberam uma vela acesa diretamente na chama. Ainda no cemitério da Penitência, dom Orani celebrou a primeira missa do Dia de Finados e depois seguiu para o Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste, onde inaugurou um monumento em homenagem às vítimas da covid-19.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as tradicionais missas realizadas nos cemitérios cariocas aconteceram ao ar livre e foram transmitidas pela internet. Quem foi aos cemitérios teve que seguir protocolos de distanciamento e medir a temperatura na chegada.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo