Pira é acesa no Rio em prol da pesquisa pela vacina contra a covid-19

A Chama da Esperança foi acesa pelo cardeal dom Orani Tempesta

Publicado em 02/11/2020 - 16:22 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Pira é acessa no Rio de Janeiro para “iluminar” pesquisadores que buscam uma vacina para conter a pandemia da covid 19.

O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta acendeu nesta segunda-feira (02), Dia de Finados, a “Chama da Esperança”, no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.

A pira tem a intenção simbólica de iluminar os pesquisadores que buscam uma vacina contra o novo coronavírus; e, segundo dom Orani, o fogo ficará aceso até que uma vacina seja descoberta e reconhecida pela comunidade científica internacional.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, que participaram da celebração, receberam uma vela acesa diretamente na chama. Ainda no cemitério da Penitência, dom Orani celebrou a primeira missa do Dia de Finados e depois seguiu para o Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste, onde inaugurou um monumento em homenagem às vítimas da covid-19.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as tradicionais missas realizadas nos cemitérios cariocas aconteceram ao ar livre e foram transmitidas pela internet. Quem foi aos cemitérios teve que seguir protocolos de distanciamento e medir a temperatura na chegada.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo
Internacional

Milei assume o comando da Argentina neste domingo

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, assume o comando do país neste domingo.

O liberal tem o maior apoio eleitoral dos últimos 40 anos de democracia na Argentina.

Baixar arquivo
Política

Agenda do Congresso tem sabatinas e análise de vetos presidenciais

A semana vai começar com a expectativa de duas sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça: a do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, e a de Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República. Os dois serão sabatinados no mesmo dia: quarta-feira.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 75 anos da Declaração de Direitos Humanos

O primeiro episódio do podcast Crianças Sabidas explica o que são os direitos humanos, para marcar a celebração dos 75 anos do lançamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Famílias são retiradas de casas para reintegração de posse no Acre

Mais de 160 pessoas de 70 famílias de agricultores, que vivem há anos no Seringal Porto Luís, zona rural da cidade de Acrelândia, no estado do Acre, foram retiradas de suas casas na última terça-feira, cumprindo determinação judicial de reintegração de posse.

Baixar arquivo
Internacional

Lula diz a Maduro que América Latina tem longa tradição de diálogo

O presidente Lula recebeu neste sábado um telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Baixar arquivo