Polícia faz operação contra fraudes em licitações em Arraial do Cabo
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta segunda-feira (09) uma operação contra fraudes em licitações e irregularidades na contratação de 2 laboratórios de análises clínicas pela prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos está o ex-secretário de Saúde de Arraial do Cabo, que deixou o cargo há 5 meses.
De acordo com as investigações os contratos eram feitos através de acordos verbais, sem qualquer tipo de papel ou comprovante. As empresas, que pertencem aos mesmos donos, receberam da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 4 anos, mais de R$ 6 milhões. Somente uma delas recebeu durante 1 ano e meio, cerca de R$ 2 milhões e meio.
As investigações também apontaram que, na prática, os dois laboratórios são a mesma empresa, tendo, inclusive, os mesmos funcionários e endereços comerciais.
O ex-secretário de Saúde também é investigado pela Polícia, em outro procedimento, por peculato e lavagem de dinheiro. Já o dono dos laboratórios, já tem passagem na polícia por falsidade ideológica.
Em nota, a secretaria de Saúde de Arraial do Cabo informou que esta ação da Polícia Civil faz parte de uma investigação de 2017 que apura possível envolvimento de ex-funcionários da secretaria de saúde e que desde o início tem colaborado, prestando todas as informações solicitadas, bem como apresentando todos os documentos.
Esclarece, também, que não houve condução de funcionários à delegacia e que a Secretaria está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.