Polícia faz operação contra fraudes em licitações em Arraial do Cabo

Entre os alvos está o ex-secretário de Saúde do município

Publicado em 09/11/2020 - 12:09 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta segunda-feira (09) uma operação contra fraudes em licitações e irregularidades na contratação de 2 laboratórios de análises clínicas pela prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos está o ex-secretário de Saúde de Arraial do Cabo, que deixou o cargo há 5 meses.

De acordo com as investigações os contratos eram feitos através de acordos verbais, sem qualquer tipo de papel ou comprovante.  As empresas, que pertencem aos mesmos donos, receberam da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 4 anos, mais de R$ 6 milhões. Somente uma delas recebeu durante 1 ano e meio, cerca de R$ 2 milhões e meio.

As investigações também apontaram que, na prática, os dois laboratórios são a mesma empresa, tendo, inclusive, os mesmos funcionários e endereços comerciais.

O ex-secretário de Saúde também é investigado pela Polícia, em outro procedimento, por peculato e lavagem de dinheiro. Já o dono dos laboratórios, já tem passagem na polícia por falsidade ideológica.

Em nota, a secretaria de Saúde de Arraial do Cabo informou que esta ação da Polícia Civil faz parte de uma investigação de 2017 que apura possível envolvimento de ex-funcionários da secretaria de saúde e que desde o início tem colaborado, prestando todas as informações solicitadas, bem como apresentando todos os documentos. 

Esclarece, também, que não houve condução de funcionários à delegacia e que a Secretaria está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo