Rio terá eventos comemorativos da Semana da Consciência Negra
A cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense estão com uma série de atividades para celebrar a Semana da Consciência Negra. Entre os eventos desta quinta (19) e sexta feira (20) estão palestras, roda de capoeira, roda de samba e apresentações musicais.
Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, as atividades começam na quinta-feira (19), com o Movimento Baixada Negra Viva, que fará a execução de um Memorial em Grafite com o tema “Mães Negras e Periféricas na luta contra o terrorismo do Estado”. O evento acontece a partir das 10h na Rua Fragata, número 178, do bairro Éden.
A coordenadora da iniciativa, Gisele Florentino, fala da importância de dar voz a essas pessoas.
Na quinta-feira (19) também haverá um ciclo de palestras, que será seguido de apresentações musicais, exibição de vídeos e um show de samba de roda, maculelê e capoeira, com apresentação da Banda Sinfônica da Guarda Municipal, no pátio da sede da corporação. O chefe de gabinete da GM, José Pedro Filho, afirma que é importante reverenciar os antepassados.
Na sexta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, haverá apresentações de roda de capoeira feita por guardas municipais a partir das 6 da manhã, em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares, no Centro do Rio; e outra a partir das 10 da manhã, no Cais do Valongo, na Saúde, Zona Portuária da cidade.
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, e a data foi incluída oficialmente em âmbito nacional em 2011. É feriado nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Este dia foi escolhido por ser a data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, considerado um dos maiores líderes negros do país.





