Rótulos de produtos de beleza deverão ter ingredientes em português
Quem lê os rótulos de shampoos, cremes, desodorantes, perfumes e outros itens de higiene pessoal e beleza já deve ter reparado que os ingredientes da fórmula estão escritos em inglês. Mas, a partir do dia 5 de novembro de 2021, isso vai mudar.
Uma resolução da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - e está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), determina que a composição química desses produtos também deverá vir em português.
Ou seja, a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos continua obrigatória e deverá constar nas mercadorias. Isso significa que, agora, os ingredientes virão escritos em inglês e no idioma oficial do Brasil.
Segundo a Anvisa, a lista de compostos químicos em português poderá ser adicionada ao produto por uma etiqueta complementar. Mas é necessário que não seja possível retirá-la facilmente, mesmo que de forma parcial.
Os produtos fabricados antes de 5 de novembro do ano que vem, poderão ser comercializados do jeito que a gente conhece com os rótulos só em inglês mesmo, até os seus respectivos prazos de validade.
Mas, após esse período, a ausência das informações químicas em português será caracterizada infração sanitária e a empresa estará sujeita às penalidades.