Senadores aprovaram nesta quinta-feira (19) um crédito na conta de luz para moradores do Amapá, em razão dos apagões no estado. O texto ainda deve passar pelo aval dos deputados e pela sanção presidencial.
A compensação será dada para consumidores residenciais, industriais ou comerciais que tiveram a energia cortada.
A proposta prevê que cada consumidor vai receber o crédito de acordo com o valor cobrado pela empresa na fatura mensal. A compensação vai durar até o mês em que a situação volte ao normal, e também prevê o pagamento de indenização emergencial para os afetados pelo apagão.
Moradores da região sofrem há mais de duas semanas com a instabilidade de energia elétrica no estado, como lembrou o autor do projeto, senador Lucas Barreto (PSD-AP).
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), informou que o governo deve editar nesta sexta-feira uma medida provisória sobre o tema.
Nesta quinta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, e cobrou ações do governo federal no Amapá. O parlamentar convidou Bolsonaro para ver de perto a situação no Amapá. A data não está confirmada, mas de acordo com a assessoria de imprensa do Senado, a expectativa é de que a visita ocorra ainda neste sábado.