Senadores aprovam crédito na conta de luz para moradores do Amapá

Publicado em 19/11/2020 - 21:58 Por Kariane Costa - Brasília

Senadores aprovaram nesta quinta-feira (19) um crédito na conta de luz para moradores do Amapá, em razão dos apagões no estado. O texto ainda deve passar pelo aval dos deputados e pela sanção presidencial.

A compensação será dada para consumidores residenciais, industriais ou comerciais que tiveram a energia cortada.

A proposta prevê que cada consumidor vai receber o crédito de acordo com o valor cobrado pela empresa na fatura mensal. A compensação vai durar até o mês em que a situação volte ao normal, e também prevê o pagamento de indenização emergencial para os afetados pelo apagão.

Moradores da região sofrem há mais de duas semanas com a instabilidade de energia elétrica no estado, como lembrou o autor do projeto, senador Lucas Barreto (PSD-AP).

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), informou que o governo deve editar nesta sexta-feira uma medida provisória sobre o tema.

Nesta quinta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, e cobrou ações do governo federal no Amapá. O parlamentar convidou Bolsonaro para ver de perto a situação no Amapá. A data não está confirmada, mas de acordo com a assessoria de imprensa do Senado, a expectativa é de que a visita ocorra ainda neste sábado.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Justiça

TSE restringe uso da inteligência artificial nas eleições de 2024

A norma veta o deepfake e cria restrições ao uso de inteligência artificial. Fica restrito também o uso de chatbots para substituir pessoas reais nas ações de campanha.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D nacional para combater a dengue será realizado neste sábado

Conscientizar o país sobre medidas de prevenção e eliminação do mosquito Aedes aegypti. Essa é ideia do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, que acontece dia 2 de março.

Baixar arquivo
Cultura

CCBB RJ recebe mostra Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak

A exposição será inaugurada nesta quarta-feira (28), com 160 fotografias inéditas de Nagakura, realizadas entre 1993 e 1998, explorando territórios e etnias da Amazônia junto com o escritor e ativista indígena brasileiro.

Baixar arquivo
Política

Comissão aprova imunidade tributária para entidades religiosas

O texto aprovado amplia a isenção para creches, asilos, comunidades terapêuticas, monastérios, seminários, conventos, entre outras instituições ligadas a entidades religiosas.

Baixar arquivo
Segurança

Diminui o número de policiais no Brasil nos últimos dez anos

Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que as forças policiais estaduais encolheram 6,8% no caso da Polícia Militar e 2% no caso da Polícia Civil. 

Baixar arquivo