Vazamento de dados de pacientes com Covid-19 foi falha de funcionário

Ministério da Saúde rastreia possíveis divulgações das informações

Publicado em 26/11/2020 - 14:26 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Uma falha humana de um dos colaboradores do hospital Albert Einstein expôs os dados de cerca de 16 milhões de pacientes que já passaram por algum tratamento ou teste relacionado à Covid-19.

 

O funcionário, contratado pelo hospital há pouco mais de dois meses como cientista de dados, divulgou por engano em uma plataforma usada por programadores, uma planilha com as senhas de acesso a um dos bancos de dados do Ministério da Saúde, o e-Sus Notifica. Por causa do erro, informações pessoais como RG, CPF, endereço e telefone, além de dados médicos e histórico hospitalar de pessoas testadas, diagnosticadas e internadas por causa da doença ficaram disponíveis para consulta por quase um mês.

 

Em nota, o Ministério da Saúde disse que fez uma reunião com o Hospital Albert Einstein para esclarecer os fatos. O ministério informou que a equipe de segurança cibernética está tomando medidas para conter um possível vazamento de arquivos contendo login e senha para acesso as informações. Ainda segundo o ministério, o arquivo postado pelo funcionário foi apagado e, agora, está sendo feito um rastreamento de possíveis sites e locais onde os dados podem ter sido replicados. Além disso, todos os logins e senhas foram modificadas pelo departamento de informática do SUS.

 

O Ministério não confirmou, no entanto, se entre os dados vazados havia informações de autoridades, mas destacou que todos os técnicos que têm acesso aos seus sistemas de informação assinam termo de responsabilidade e todos estão cientes de que a divulgação de informações pessoais está sujeita a sanções penais e administrativas.

 

Nós procuramos o Hospital Albert Einstein, que não retornou o contato até o fechamento dessa matéria. 

 

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pelo Copa do Brasil, o Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, o São Paulo venceu Águia de Marabá por 3 a 1, o CRB bateu o Ceará por 1 a 0, o Goiás venceu o Cuiabá também por 1 a 0 e o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1.

Baixar arquivo
Economia

É preciso declarar ganhos como MEI no Imposto de Renda?

Saiba em que situações uma pessoa dona de um MEI deve fazer a declaração do Imposto de Renda. Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Baixar arquivo
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo