Visitas presenciais em penitenciárias federais estão autorizadas
Quem tem um parente ou amigo preso em Penitenciária Federal poderá visitá-lo presencialmente a partir desta segunda-feira (9). Esses encontros estavam suspensos desde o dia 16 de março, para evitar a propagação do novo coronavírus.
Essa liberação foi publicada em portaria do Departamento Penitenciário Nacional, no Diário Oficial da União, desta segunda-feira.
Mas, o retorno dessas visitas tem uma série de regras e começa de forma gradual.
Por exemplo, cada detento terá direto a apenas uma visita presencial por mês, que deverá ter duração de uma hora. Será permitida a entrada de um adulto que poderá estar acompanhado de uma criança ou adolescente. A higienização dos presídios será reforçada e todos deverão usar máscaras.
Antes de entrar na penitenciária, o visitante deverá preencher formulário garantindo que não é do grupo de risco.
As visitas presenciais continuam proibidas para idosos acima de sessenta anos; pessoas com sintomas de gripe; grávidas; lactantes; mulheres até 14 dias após o parto; e portadores de doenças crônicas ou respiratórias.
Os advogados podem visitar mais vezes os detentos. São quatro encontros por dia de 30 minutos cada e ainda visitas em casos urgentes.
Ainda segundo a portaria, as atividades presenciais de educação, de trabalho, de assistência religiosa e as escoltas dos presos custodiados nas Penitenciárias Federais permanecem suspensas.
Os presos maiores de 60 anos e com doenças crônicas deverão continuar em isolamento, durante as movimentações internas nas penitenciárias.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo SP 27/06/2024 presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, na sede do BC, na Avenida Paulista divulgam Relatório da Inflação. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Kaue/SecomGOV Santa Catarina 07/12/2024 Governador acompanha na Defesa Civil situação das chuvas em SC e reforça o trabalho de proteção à população. Foto: Thiago Kaue/SecomGOV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Raquel Júnia/Radiojornalismo EBC Natal sem Fome - Foto Raquel Júnia/Radiojornalismo EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)