46% da população brasileira não possui coleta de esgoto em casa

Água encanada chega a 84% dos habitantes, segundo governo

Publicado em 15/12/2020 - 16:03 Por Dayana Vítor - Brasília

O professor Reinaldo Sena mora em uma área rural da cidade de Fernando Falcão, no Maranhão. Lá, ele tem água potável nas torneiras, mas não tem rede para tratamento de esgoto.

Assim como Reinaldo, quase 172 milhões de brasileiros tinham água potável saindo das torneiras de suas casas em 2019. Esse número corresponde a quase 84% da população. As regiões Sul e Centro-Oeste apresentam maior índice de cobertura.

Mas apenas 54% do esgoto foi coletado, e 49% do que foi coletado foi efetivamente tratado. Em 2019, 98,8% dos brasileiros possuíam coleta de lixo em casa.

Também no ano passado, foram coletadas mais de 65 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.

Esses dados constam no Diagnóstico de Prestação dos Serviços de Saneamento Básico, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apresentado nesta terça-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

As informações para o levantamento foram repassadas por mais de 10,2 mil empresas de água, esgotos, manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo de águas pluviais de todo o Brasil. Elas atendem à 5.191 municípios.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, considera que o novo marco legal do saneamento pode contribuir para melhorar esses números.

Em 2019, o consumo médio de água no Brasil caiu. Cada habitante gastou 153,9 litros por dia, uma redução de 0,6% em comparação com 2018.

O sistema de distribuição de água teve perdas de 39,3% em todo o ano passado. Esse percentual é 0,8% maior do que o do ano anterior.

Segundo o diagnóstico, cerca de 66% das localidades incluídas na pesquisa não contavam com mapeamento de áreas de risco de inundação dos cursos de água urbanos.

Em 2019, mais de 105 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas em áreas urbanas por causa de inundações. Em 2018, mais de 141 mil pessoas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Cartilha do MEC orienta retorno às aulas presenciais para surdos

Material traz orientações para que medidas de segurança contra covid-19 sejam adaptadas às necessidades de aprendizado do grupo, como o uso de máscara transparente e a disposição de carteiras escolares.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo