Campanha alerta para o abandono e maus-tratos aos animais

Casos aumentam em dezembro com o período de férias e festas

Publicado em 14/12/2020 - 14:07 Por Dayana Victor - Brasília

Maio Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul... assim como os demais meses do ano, Dezembro também ganha cor. Além do Vermelho que ressalta a importância da prevenção contra a AIDS; e do Laranja que traz o debate sobre o combate ao câncer de pele, o último mês do ano também é Dezembro Verde. Isso porque este é o mês dedicado ao enfrentamento aos maus-tratos e abandono dos animais.

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil. E, há 5 anos, a Confederação Brasileira de Proteção Animal realiza uma campanha para mudar esse cenário. Desde então, ações são promovidas pelo órgão e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária para mostrar a importância da guarda consciente dos animais de estimação.

A presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Kellen de Sousa Oliveira, explica o aumento dos abandonos de animais neste mês.

Kellen destaca algumas situações que levam ao abandono dos animais.

Além disso, deixar o bichinho sem comida, sem água, acorrentado, em local sujo ou fazer com que ele passe por qualquer experiência dolorosa como ferir e bater também são formas de maus-tratos.

A fundadora do Abrigo Flora e Fauna, que acolhe cães e gatos em situação de abandono, Orcileni Arruda, lembra que adotar um animalzinho é um ato de amor e paciência.

Para coibir maus-tratos aos animais domésticos, desde setembro, a pena para quem maltrata cães e gatos aumentou. Agora, esse crime prevê reclusão de 2 a 5 anos, mais multa e proibição de guarda. Antes, limitava-se a detenção de 3 meses a 1 ano, além da multa.

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo