Começa a valer proibição de voos do Reino Unido e da Irlanda do Norte
Começou a valer nesta sexta-feira a proibição de voos vindos do Reino Unido e da Irlanda do Norte. Essa e outras medidas anunciadas pelo governo estão sendo tomadas depois que uma nova mutação do coronavírus foi descoberta no Reino Unido. Os cientistas afirmam que essa variedade do vírus é mais contagiosa do que a original, ou seja, ela se espalha mais rapidamente entre a população.
E para evitar que essa mutação do coronavírus chegue ao Brasil, todos os voos com origem ou passagem pelo Reino Unido e pela Irlanda do Norte foram proibidos de entrar no país. Essa medida também suspendeu os voos que saem daqui com destino a esses países europeus. A proibição vale, ainda, para viajantes estrangeiros que tenham passado por lá nos últimos 14 dias.
Já os estrangeiros que vierem de outros países que não o Reino Unido ou a Irlanda só poderão entrar no Brasil se comprovarem que não estão com Covid-19. Para isso, eles devem apresentar um exame do tipo RT-PCR com resultado negativo, realizado no máximo 72 horas antes do embarque. Essa exigência vale a partir do dia 30 de dezembro.
A entrada de estrangeiros no Brasil por rodovias também está restrita a paraguaios e a moradores de cidades cortadas por fronteiras, com a exceção de venezuelanos. Segundo a portaria, quem não cumprir as regras está sujeito a ter negado o pedido de refúgio, se for o caso; a ser repatriado ou deportado; e a responder a responsabilização civil, administrativa e penal.