Festas de fim de ano acendem alerta para perigos de beber e dirigir

Segurança no trânsito é diretamente afetada pela mistura perigosa

Publicado em 30/12/2020 - 10:04 Por Maíra Heinen - Brasília

A voz de Fernando Alberto Diniz mostra a tristeza de perder um filho, mesmo depois de passados quase 18 anos. A mistura de álcool e direção provocou a partida precoce de um jovem que estava no início da faculdade e tinha ainda muita coisa pra viver.

Esse é o resultado mais cruel dessa mistura explosiva. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, feita pelo IBGE, mostrou que 1 em cada 4 brasileiros dirige sob efeito de bebida alcoólica.

Giseli Nogueira Damacena, doutora em Epidemiologia e pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde da Fiocruz, se debruçou sobre os números divulgados pelo Ibge. Em artigo, ela revelou que a proporção de pessoas que se envolveram em acidente de trânsito com lesões corporais, nos 12 meses anteriores à pesquisa, foi de 3,1% na população geral e quase o dobro entre os indivíduos que admitiram o consumo abusivo de álcool (6,1%).

A segurança no trânsito é diretamente afetada pelo consumo de álcool, e vai além da falta de reflexos do condutor que bebeu. Quem explica é o psiquiatra Arthur Guerra.

Com o fim do ano, as autoridades de trânsito já preparam campanhas e ficam mais alertas porque, mesmo num ano de pandemia, muita gente acaba celebrando com bebidas e se esquece da segurança no trânsito.

A chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal do Distrito Federal, Pâmela Vieira, explica como são as sanções para quem é pego com alguma quantidade de álcool no sangue.

Nos 2 primeiros finais de semana de dezembro, a PRF no Distrito Federal realizou uma operação contra a embriaguez ao volante e ao todo foram multados 137 condutores. Destes, 69 foram presos.

Desde 2013, a Lei Seca ficou mais rígida para enfrentar a combinação beber e dirigir. Impôs tolerância zero ao motorista que ingeriu bebida alcoólica, dobrou o valor da multa e ainda começou a admitir o uso de vídeo e testemunhas como prova da embriaguez. A Lei Seca também tenta reduzir o número de acidentes com vítimas, por ano, segundo o governo, 40 mil brasileiros morrem em batidas, capotagens e atropelamentos.

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo