Fogos de artifício podem estressar cães e gatos

Os animais são muito sensíveis a esses ruídos e podem até morrer

Publicado em 28/12/2020 - 14:03 Por Bianca Paiva - Brasília

Os espetáculos de fogos de artifício são tradicionais nas festas de Ano Novo. Quando marca 24h, começa o show de cores, formas, e também de muito barulho. O momento é de alegria para as pessoas mas, para os animais domésticos, é de medo.

Cães e gatos são muito sensíveis a esses ruídos. Eles ficam assustados, agitados e querem se esconder. Há casos de fuga, desmaios e até morte por causa do estresse.

A veterinária Lívia Romeiro explica que o período de festas muda a rotina e deixa os animais ansiosos.

Os sinais de que os bichinhos estão assustados também podem ser sutis, como respirar de boca aberta, no caso dos cães. Os gatos podem ficar com a pupila dilatada. Outros sintomas são mais evidentes como aumento do batimento cardíaco, vômitos e convulsões. A veterinária explica como acalmar os animais nas situações de estresse.

Alguns cuidados podem ser tomados antes para diminuir a agitação dos bichinhos quando eles ouvirem o barulho dos fogos.

De acordo com a dra. Lívia Romeiro, é importante que o animal tenha um local reservado na residência, longe das pessoas, onde ele se sinta seguro e o som fique mais abafado.

Durante o dia, o tutor pode passear e brincar com os cães. Isso pode deixá-los mais cansados e menos agitados na hora da festa. Na virada do ano, perto da meia-noite, o tutor pode entregar um brinquedo para distrair o animal.

Outra dica é acostumar o animal com barulhos no dia a dia, colocando sons de trovão, chuva e até de fogos.

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo