Fogos de artifício podem estressar cães e gatos
Os espetáculos de fogos de artifício são tradicionais nas festas de Ano Novo. Quando marca 24h, começa o show de cores, formas, e também de muito barulho. O momento é de alegria para as pessoas mas, para os animais domésticos, é de medo.
Cães e gatos são muito sensíveis a esses ruídos. Eles ficam assustados, agitados e querem se esconder. Há casos de fuga, desmaios e até morte por causa do estresse.
A veterinária Lívia Romeiro explica que o período de festas muda a rotina e deixa os animais ansiosos.
Os sinais de que os bichinhos estão assustados também podem ser sutis, como respirar de boca aberta, no caso dos cães. Os gatos podem ficar com a pupila dilatada. Outros sintomas são mais evidentes como aumento do batimento cardíaco, vômitos e convulsões. A veterinária explica como acalmar os animais nas situações de estresse.
Alguns cuidados podem ser tomados antes para diminuir a agitação dos bichinhos quando eles ouvirem o barulho dos fogos.
De acordo com a dra. Lívia Romeiro, é importante que o animal tenha um local reservado na residência, longe das pessoas, onde ele se sinta seguro e o som fique mais abafado.
Durante o dia, o tutor pode passear e brincar com os cães. Isso pode deixá-los mais cansados e menos agitados na hora da festa. Na virada do ano, perto da meia-noite, o tutor pode entregar um brinquedo para distrair o animal.
Outra dica é acostumar o animal com barulhos no dia a dia, colocando sons de trovão, chuva e até de fogos.