Municípios de São Paulo voltam à fase amarela de controle da covid-19

Comércio e outros serviços voltam a funcionar, mas com hora reduzida

Publicado em 28/12/2020 - 12:03 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A maioria dos municípios de São Paulo retornou à chamada fase amarela de contenção do novo coronavírus nesta segunda-feira. Na fase amarela, é permitido o funcionamento do comércio e outros serviços em horário reduzido e com apenas 20% da capacidade de atendimento.

O governo do estado anunciou a fase vermelha para todos os municípios entre os dias 25 e 27 de dezembro. Essa é a fase mais restrita, quando funcionam apenas os serviços essenciais, como farmácias e mercados.

Porém, algumas prefeituras não aderiram à fase vermelha, em especial, os municípios do litoral paulista, onde foi registrada movimentação intensa em muitas praias.

Os prefeitos da região da baixada santista alegaram falta de tempo para se adequar às regras mais rígidas, já que o anúncio do governo do estado foi feito três dias antes do dia 25, data marcada para começar a fase vermelha. Em compensação, para o Ano Novo, essas prefeituras prometem fechar as praias para evitar aglomerações.

O único município que permanece na fase vermelha nesta semana é Presidente Prudente, no extremo oeste do estado.

Entre os dias nos dias 1º e 3 de janeiro, todo o estado deve retornar para a fase vermelha.

O estado de São Paulo tem registrado um aumento na média móvel de mortes por covid-19. No dia 25 de novembro, a média dos últimos sete dias era de 96 óbitos diários, já no dia 23 de dezembro a média móvel quase dobrou chegando a 185 mortes por dia. Os dados são do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass).

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MG: mineração impacta na saúde respiratória das pessoas em 22 cidades

Alterações na paisagem geradas pela mineração impactam na saúde respiratória das pessoas em uma das maiores províncias mineradoras do mundo: o Quadrilátero Ferrífero, que engloba 22 municípios de Minas Gerais. A conclusão é do estudo feito pela UFMG.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo