Municípios de São Paulo voltam à fase amarela de controle da covid-19
A maioria dos municípios de São Paulo retornou à chamada fase amarela de contenção do novo coronavírus nesta segunda-feira. Na fase amarela, é permitido o funcionamento do comércio e outros serviços em horário reduzido e com apenas 20% da capacidade de atendimento.
O governo do estado anunciou a fase vermelha para todos os municípios entre os dias 25 e 27 de dezembro. Essa é a fase mais restrita, quando funcionam apenas os serviços essenciais, como farmácias e mercados.
Porém, algumas prefeituras não aderiram à fase vermelha, em especial, os municípios do litoral paulista, onde foi registrada movimentação intensa em muitas praias.
Os prefeitos da região da baixada santista alegaram falta de tempo para se adequar às regras mais rígidas, já que o anúncio do governo do estado foi feito três dias antes do dia 25, data marcada para começar a fase vermelha. Em compensação, para o Ano Novo, essas prefeituras prometem fechar as praias para evitar aglomerações.
O único município que permanece na fase vermelha nesta semana é Presidente Prudente, no extremo oeste do estado.
Entre os dias nos dias 1º e 3 de janeiro, todo o estado deve retornar para a fase vermelha.
O estado de São Paulo tem registrado um aumento na média móvel de mortes por covid-19. No dia 25 de novembro, a média dos últimos sete dias era de 96 óbitos diários, já no dia 23 de dezembro a média móvel quase dobrou chegando a 185 mortes por dia. Os dados são do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass).