logo Radioagência Nacional
Geral

Ocupação de hotéis do Rio para virada do ano chega a 60%

A informação é do Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município
Baixar
Tatiana Alves
11/12/2020 - 09:40
Rio de Janeiro

Cerca de 58% dos quartos de hotéis da cidade do Rio de Janeiro já estão reservados para o réveillon, segundo balanço do Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município.

Embora 10 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando nesta época registrava 68% de reservas, o índice é considerado positivo frente ao cenário de pandemia, que resultou no cancelamento da tradicional festa da virada realizada na praia de Copacabana, uma das mais tradicionais do país.

Para o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes, os números confirmam o otimismo do setor hoteleiro para a reta final de 2020.

Sonora: “Estamos otimistas que vamos chegar aos 80% de ocupação no revéillon, o que é excelente para esta situação e com a garantia das normas de segurança sanitária nos hotéis. O mercado está ávido, muitas pessoas trabalhando de casa, crianças em casa, e o Rio é sempre uma excelente opção.”

Até agora, o centro da cidade; Copacabana e Leme, ambos na zona sul, são os bairros mais procurados. A lista de busca por hotéis também inclui Flamengo, Ipanema e Leblon, também na região sul;  Recreio e  Barra da Tijuca, na zona oeste.

Outro dado confirma as previsões do trade turístico, sobre a importância do transporte rodoviário como grande propulsor da retomada do setor, ajudando a aquecer a procura pelo interior do Rio de Janeiro. Levantamento da Associação de Hotéis do Estado mostra ocupação de 81% na média acumulada fora da capital fluminense.

Angra dos Reis, Itatiaia, Penedo e Arraial do Cabo lideram na preferência dos turistas no interior do estado, com mais de 90% das vagas hoteleiras reservadas. Na sequência vem Búzios, Petrópolis, Paraty  e Teresópolis todas com mais de 85% de ocupação para o réveillon, seguidos por Valença e Conservatória, com mais de 81%.

A Associação de Hotéis do Estado e o Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio asseguram que seus filiados estão seguindo de forma rígida os protocolos de prevenção ao novo coronavírus e preparando suas festas privativas de forma a oferecer um ambiente festivo e seguro aos visitantes.E que a procura aquecida para o interior é um retrato do público prioritariamente nacional, com perfil familiar, proveniente do próprio estado ou de vizinhos próximos, como São Paulo e Minas Gerais.

x