Operação investiga fraudes nas obras do BRT de Niterói

Publicado em 16/12/2020 - 15:52 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (16) uma operação para aprofundar as investigações sobre irregularidades nas obras de um corredor BRT na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Também estão na mira das autoridades contratos de publicidade feitos pelo poder municipal. Foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão, um deles tendo como alvo o prefeito Rodrigo Neves.

De acordo com o Ministério Público Federal, a operação procura elementos que comprovem a suspeita de fraude nessas licitações, e também que foram pagas propinas a conselheiros do Tribunal de Contas do estado para ignorarem as irregularidades.

O prefeito, que está concluindo seu segundo mandato, chegou a ficar preso por cerca de três meses, de dezembro de 2018 a março de 2019, acusado de ter recebido propina de empresários de ônibus. Neves se tornou réu por essas denúncias em janeiro deste ano, mas ainda não foi julgado. Ele afirmou, em nota, que nunca foi ouvido ou convidado a prestar esclarecimento sobre quaisquer assuntos.

Disse ainda que a obra do corredor de ônibus expresso Transoceânico teve a sua prestação de contas aprovada por órgãos de acompanhamento e financiamento. Rodrigo Neves classificou a ação da Polícia Federal como abusiva, e com objetivo político de desgastar a imagem de sua administração.

 

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MG: mineração impacta na saúde respiratória das pessoas em 22 cidades

Alterações na paisagem geradas pela mineração impactam na saúde respiratória das pessoas em uma das maiores províncias mineradoras do mundo: o Quadrilátero Ferrífero, que engloba 22 municípios de Minas Gerais. A conclusão é do estudo feito pela UFMG.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo