Papai Noel negro vai alegrar crianças de três comunidades do Rio
Um Papai Noel negro vai chegar aos lares de forma virtual e fazer a alegria de mais de 900 alunos das comunidades da Cidade de Deus, Caju e Jacarezinho, nas zonas oeste e norte do Rio de Janeiro. O “Bom Velhinho” será interpretado pelo dramaturgo, ator e roteirista Rodrigo França.
Outros personagens também prometem fazer a festa da criançada: As cantoras Ana e Jujuba; Patrick, o Mágico; e a galera do grupo de contação de história "Ih, Contei!". Todos estarão juntos levar brincadeiras e músicas aos pequenos dessas comunidades.
A iniciativa é da ONG Favela Mundo, que presenteará com livros quem participar das brincadeiras online. O fundador da ONG, Marcello Andriotti, fala da importância de mostrar às crianças um Papai Noel mais sintonizado com o universo delas.
“Tem um papel fundamental de aproximar essa imagem tão tradicional da realidade das nossas crianças. Vivemos em um país onde a maioria da população é preta, e nós trazemos um Papai Noel onde a criança pode se ver refletida, sem falar naqueles que gostam da parte mais tradicional da festa. Uma das figuras que inspirou o Papai Noel foi São Nicolau, que é um dos poucos santos negros”.
O Projeto Favela Mundo já passou por 12 comunidades e beneficiou 6.129 crianças e adolescentes. A ONG tem em seu currículo o reconhecimento de Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades, concedido pela ONU em 2014, no World Cities Day, em Nova York, além de representar nosso país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.
Para participar da live com Papai Noel e sua turma, basta acessar as redes sociais da ONG Favela Mundo, às 10h do próximo sábado.