Polícia Militar dá dicas de como proteger a casa de ladrões nas férias

No período de festas, aumenta a incidência de furtos a residências

Publicado em 24/12/2020 - 06:56 Por Daniel Ito - Brasília

As festas de fim de ano são uma época em que muita gente aproveita pra viajar de férias. Infelizmente, nesse período também aumenta muito a incidência de furtos a residências. Os ladrões se aproveitam da quantidade de casas vazias para agir com mais tranquilidade. O caso ocorrido com a estudante Rebeca Coope,  no Distrito Federal, mostra que nem é preciso ficar muito tempo fora de casa para ser vítima de uma situação como essa.

Quem não quer que as festas de fim de ano se transformem em um caso de polícia, como aconteceu com a Rebeca, pode tomar algumas precauções para minimizar os riscos de furto. Principalmente aquelas pessoas que moram em casas, já que apartamentos costumam ser menos sujeitos a esse tipo de ação criminosa.

Segundo a Polícia do Distrito Federal, uma das principais precauções a se tomar é pedir para algum amigo ou parente visitar a residência enquanto você estiver fora, para dar a impressão de que tem alguém presente.

Se for viajar, não comente sobre isso com pessoas estranhas e nem publique nas redes sociais, conforme explicou o Major Miquello, da PM do Distrito Federal.

Antes de sair em viagem, confira se todas as janelas e portas estão devidamente trancadas. Evite que objetos de valor possam ser vistos do lado de fora da residência. Mantenha as entradas da sua casa sempre bem iluminadas. E se possível, utilize equipamentos de segurança, como grades, alarme e câmeras de segurança.

O major Miquello ressaltou que quanto mais precauções você tomar, quanto mais dificuldades você criar, menores são as chances de um ladrão se sentir tentado a roubar a sua casa.

A Polícia Militar do Distrito Federal também ressalta que a população pode ajudar a impedir a ação de ladrões de residências nesta época do ano. Caso você veja uma ação suspeita próxima à sua casa ou a de algum vizinho, acione imediatamente a PM do seu estado pelo telefone 190.


 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo