O governo federal divulgou o calendário oficial de feriados nacionais. E três deles serão prolongados, porque se juntam ao fim de semana.
O primeiro cai exatamente nesta sexta-feira (1º), Dia da Confraternização Universal. Para quem sextar, o ano só começa mesmo na segunda, dia 4.
O próximo feriado nacional será no dia 2 de abril, a Sexta-feira Santa, Dia da Paixão de Cristo; 21 de abril, Tiradentes, cai numa quarta-feira. Depois vêm 1º de maio, sábado, Dia do Trabalhador; 7 de setembro, uma terça-feira em que vamos comemorar os 199 anos da Independência do Brasil; 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, também será numa terça; assim como 2 de novembro, Dia de Finados; 15 de novembro, Proclamação da República, cai numa segunda; e 25 de dezembro, Dia de Natal, será no sábado.
Em alguns lugares, o Carnaval é feriado, mas além de ter sido adiado em diversas cidades, o calendário nacional considera a data ponto facultativo, assim como Corpus Christi. Então, em, 2021, segunda e terça de Carnaval caem nos dias 15 e 16 de fevereiro e a liberação depende do empregador. A Quarta-Feira de Cinzas é ponto facultativo até duas horas da tarde. Corpus Christi será no dia 3 de junho.
O ano novo terá ainda outros três pontos facultativos: 28 de outubro, Dia do Servidor Público, é um deles. O governo orienta que, devido à proximidade, a possível folga deve ser dada no dia 1º de novembro, para emendar com o feriado do dia 2. Os outros pontos facultativos serão nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, com possibilidade de liberação a partir das duas horas da tarde.
Agora, é só salvar as datas na agenda e começar a se programar.