Problema de falta d´água continua em regiões do Rio de Janeiro

Cedae passou a divulgar diariamente em site as localidades afetadas

Publicado em 03/12/2020 - 15:26 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O problema de falta d´água no Rio de Janeiro parece não ter fim. Ao menos 30 localidades da capital e região metropolitana podem enfrentar o problema. A agonia das torneiras secas começou há cerca e 15 dias, por conta de problema em uma bomba da elevatória do Lameirão, responsável pela distribuição da água na cidade. A diferença é que, agora, a Cedae passou a divulgar diariamente em seu site as localidades potencialmente afetadas.

A medida atende a determinação do Ministério Público e da Defensoria, que inclui também o rodízio de abastecimento para não prejudicar apenas uma região da cidade.

Na previsão de falta de água desta quinta (03) e sexta-feira (04) estão bairros da zona norte, sul e oeste cariocas, além dos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita.

Em nota, a Cedae disse que a previsão de normalização do serviço em 100% continua sendo o dia 20 de dezembro. Até lá, a elevatória continuará operando com 75% da sua capacidade.

Em coletiva de imprensa nesta semana, o governador em exercício, Claudio Castro, explicou porque o problema é de difícil solução.

A Cedae disse ainda que está realizando manobras para redirecionar e equilibrar a distribuição de água por meio de carros-pipa, com prioridade para hospitais e serviços essenciais. Um gabinete de crise foi montado para acompanhamento das ações.

Em entrevista nesta quarta-feira (02), o presidente da companhia Edes Fernandes de Oliveira disse que os consumidores serão ressarcidos pelas falhas no abastecimento.

 

Últimas notícias
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo