4,8 milhões de crianças vivem na pobreza extrema no Brasil

Situação é pior nas regiões Norte e Nordeste

Publicado em 13/01/2021 - 19:03 Por Daniel Ito - Brasília

Quase 5 milhões de crianças brasileiras enfrentam o lado mais severo da pobreza. A conclusão é de um estudo realizado pela PUC Minas, que analisou o tema através de vários critérios - não apenas a renda familiar.

Segundo a pesquisa, a realidade delas inclui baixa escolaridade, falta de saneamento básico, ausência de abastecimento de água e dificuldades dos pais ou responsáveis para conseguir emprego formal. Essas são as principais dificuldades enfrentadas por cerca de 4,8 milhões de crianças com idade entre zero e onze anos, o que representa uma a cada seis crianças no país.

O trabalho foi realizado pela PUC Minas em parceria com a agência de desenvolvimento infantil ChildFund Brasil. A metodologia utilizada identifica as pessoas pobres a partir de um conjunto de fatores em vários aspectos da vida, conforme explicou o diretor da ChildFund Brasil, Gerson Pacheco.

Os dados utilizados na pesquisa foram do Censo Demográfico de 2010 do IBGE. Os dados são de mais de dez anos atrás, mas o diretor da ChildFund Brasil ressaltou que a situação da extrema pobreza hoje no país é ainda pior do que naquele ano.

Ao apontar que quase 5 milhões de crianças enfrentam pobreza extrema em vários aspectos da vida, a pesquisa pretende fazer um chamado à responsabilidade da sociedade civil, do setor privado e dos órgãos públicos para mudar essa realidade.

A pesquisa mostrou ainda que a maior incidência de desigualdade e de extrema pobreza entre crianças ocorre nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo