4,8 milhões de crianças vivem na pobreza extrema no Brasil

Situação é pior nas regiões Norte e Nordeste

Publicado em quarta-feira, 13 Janeiro, 2021 - 19:03 Por Daniel Ito - Brasília

Quase 5 milhões de crianças brasileiras enfrentam o lado mais severo da pobreza. A conclusão é de um estudo realizado pela PUC Minas, que analisou o tema através de vários critérios - não apenas a renda familiar.

Segundo a pesquisa, a realidade delas inclui baixa escolaridade, falta de saneamento básico, ausência de abastecimento de água e dificuldades dos pais ou responsáveis para conseguir emprego formal. Essas são as principais dificuldades enfrentadas por cerca de 4,8 milhões de crianças com idade entre zero e onze anos, o que representa uma a cada seis crianças no país.

O trabalho foi realizado pela PUC Minas em parceria com a agência de desenvolvimento infantil ChildFund Brasil. A metodologia utilizada identifica as pessoas pobres a partir de um conjunto de fatores em vários aspectos da vida, conforme explicou o diretor da ChildFund Brasil, Gerson Pacheco.

Os dados utilizados na pesquisa foram do Censo Demográfico de 2010 do IBGE. Os dados são de mais de dez anos atrás, mas o diretor da ChildFund Brasil ressaltou que a situação da extrema pobreza hoje no país é ainda pior do que naquele ano.

Ao apontar que quase 5 milhões de crianças enfrentam pobreza extrema em vários aspectos da vida, a pesquisa pretende fazer um chamado à responsabilidade da sociedade civil, do setor privado e dos órgãos públicos para mudar essa realidade.

A pesquisa mostrou ainda que a maior incidência de desigualdade e de extrema pobreza entre crianças ocorre nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Após Manaus suspender vacinação, serviço será retomado nesta sexta

De acordo com a prefeitura de Manaus, a suspensão foi para uma nova definição de grupos prioritários, após os órgãos de controle local cobrarem mais rigor na hora da aplicação das doses.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra Covid-19 importada da Índia será distribuída no sábado

2 milhões de doses chegam nesta sexta-feira à tarde - horário previsto de 17h40. Depois, passam por testes na Fiocruz, e devem começar a ser enviadas aos estados no sábado à tarde. Essa vacina é a Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. O uso emergencial desse lote já está autorizado pela Anvisa.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”.

Baixar arquivo
Educação

Última fase da Olímpiada Nacional de Ciências é realizada nesta sexta

Cerca de 180 mil estudantes vão responder questões sobre astronomia, biologia, física, química e história. Por causa da pandemia, a exemplo do que ocorreu na primeira fase, os participantes vão fazer as provas totalmente pela internet.

Baixar arquivo
Justiça

Ministério Público alerta para desrespeito à fila da vacina em Sergipe

Em Itabi, no sertão sergipano, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM), que não está incluído nos grupos prioritários de risco, recebeu uma das doses. O MPF pediu informações sobre o episódio, mas não foi atendido.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Paes anuncia cancelamento do carnaval em julho no Rio

Devido à pandemia causada pela covid-19, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou pelas redes sociais que não será possível realizar o carnaval no meio do ano. Segundo o prefeito, "a celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento”.

Baixar arquivo