Ambulantes do trem se tornam patrimônio cultural do Rio

Vendedores conquistam simpatia e carinho da maioria dos passageiros

Publicado em 12/01/2021 - 17:56 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

“Na minha mão é mais barato”, “Vem que tem” e “ É o passatempo da sua viagem” são algumas das expressões utilizadas pelos ambulantes do sistema ferroviário, que ganharam o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Estado.

Conhecidos por suas tiradas sarcásticas e por seus bordões que grudam na cabeça, esses vendedores conquistam a simpatia e o carinho da maioria dos passageiros durante as viagens. O ambulante Leonardo Egito é um deles.

Há mais de cinco anos ele busca trazer um pouco de cultura para as crianças, vendendo livros infantis nos ramais de Santa Cruz e Japeri. Ele conta que mais que um comerciante, o ambulante também é um amigo, e que já ajudou muita gente a sair de situações difíceis nos trens.

Vanessa França, que usa o ramal Santa Cruz para ir ao trabalho, admira a atividade dos vendedores, que considera digna. Ela conta que além de se divertir com eles, nunca teve problema com mercadoria que comprou no trem.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são considerados Patrimônio Imaterial segmentos e estratos significativos para o cenário social e cultural de uma localidade, como saberes, ofícios e celebrações.

Autor original da lei, o deputado André Ceciliano, do PT disse que o trem é utilizado, sobretudo, pelas camadas populares, pessoas que moram no subúrbio ou na Baixada Fluminense. Também assinam como coautores outros 11 deputados de diversos partidos.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo