Aneel cobra explicações sobre novo blecaute no Amapá

13 municípios ficaram sem luz por cerca de 2 horas

Publicado em quinta-feira, 14 Janeiro, 2021 - 18:29 Por Renata Martins - Brasília

Aconteceu de novo: um apagão atingiu moradores de 13 cidades do Amapá.

Um susto que durou horas. A advogada Flávia Calado estava em um consultório médico, na capital Macapá. Ela disse que já está tão acostumada com as constantes quedas de energia, que por um instante pensou que era apenas mais uma no bairro onde estava.

Há dois meses, a Flávia e mais 770 mil pessoas foram atingidas por um apagão que durou 20 dias, por causa de um incêndio em dois dos três transformadores da subestação de transmissão de energia instalada em Macapá, que abastece, além da capital, outros 12 municípios. Há 20 dias voltou a operar com três equipamentos.

Nesta quarta-feira, por volta de 16h, o blecaute atingiu exatamente as mesmas cidades que passaram pelo pesadelo em novembro do ano passado.

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia afirmou que sofreu uma ocorrência externa ao seu controle, na linha de transmissão de Laranjal à Macapá, mas que a questão foi resolvida. Às 18h o fornecimento de energia em Macapá foi normalizado em 100%, e ás 18h15 a distribuição foi reestabelecida nos demais municípios.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobrou explicações da concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia sobre o novo blecaute. A empresa terá que esclarecer a ocorrência e as medidas que estão sendo adotadas para evitar reincidências.

Em nota, a concessionária disse que vai responder dentro do prazo estabelecido pelo órgão regulador. Destacou ainda que, pelas características do ocorrido, a consulta deveria abranger demais entes setoriais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo