A arte de todos os cantos que encanta os 467 anos de São Paulo

Programação pelo aniversário da megalópole começa neste sábado

Publicado em 22/01/2021 - 09:58 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Imagine um encontro que mistura a música engajada do congolês Yannick Delass com o ritmo dos tambores do paulista Ari Colares

Coloque um pouquinho das orações da moçambicana Lenna Bahule e a sonoridade antropológica de Meno Del Pichia

E o resultado pode ajudar a entender um pouco o que é São Paulo.

O encontro entre músicos dos dois lados do Atlântico para experimentar novas sonoridades se transformou no documentário Afro-Sambas que vai ser exibido na programação proposta pela Casa de Guilherme de Almeida para o aniversário da megalópole que completa 467 anos na segunda-feira (25).

E em tempos de pandemia do coronavírus, pessoas de todos os lugares vão poder aproveitar a programação. A exibição, seguida de debate com os realizadores, vai ser neste sábado, dia 23 de janeiro, às 15h e as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (22) no site casaguilhermedealmeida.org.br.

São Paulo tem a cara e os sotaques de migrantes que trouxeram tradições e tijolos para construir uma cidade onde cabe mais gente que em um Portugal inteiro.

E o Museu da Imigração também preparou uma programação especial para esse final de semana. Parte presencial, com atividades ao ar livre e sem aglomerações, e parte online.

Na segunda-feira, a atividade presencial começa às 15h e vai ser com artistas colando retratos de pessoas nos muros em frente ao museu e depois no Instagram @museudaimigração eles conversam sobre o trabalho.

Já a programação da Casa das Rosas vai ajudar a matar as saudades de Haroldo de Campos.

A obra do escritor que não esconde seus traços cosmopolitas, mas que nunca deixou de morar no bairro em que nasceu, nas Perdizes, zona oeste da capital, vai ser discutida em uma live por Júlio Mendonça, o coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos. A transmissão vai ser pela plataforma zoom, no dia 25, entre 19h e 21h e os interessados precisam se inscrever no site casadasrosas.org.br.

As oficinas culturais, programa da Secretaria de Cultura do município, prepararam várias atividades. Vai ter apresentação teatral, aula de jardinagem e até aula ao vivo para quem quiser aprender a fazer cuscuz paulista. Quem tiver curiosidade é só entrar no site das Oficinas Culturais e se preparar para aproveitar a celebração.

 

 

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo