A arte de todos os cantos que encanta os 467 anos de São Paulo

Programação pelo aniversário da megalópole começa neste sábado

Publicado em 22/01/2021 - 09:58 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Imagine um encontro que mistura a música engajada do congolês Yannick Delass com o ritmo dos tambores do paulista Ari Colares

Coloque um pouquinho das orações da moçambicana Lenna Bahule e a sonoridade antropológica de Meno Del Pichia

E o resultado pode ajudar a entender um pouco o que é São Paulo.

O encontro entre músicos dos dois lados do Atlântico para experimentar novas sonoridades se transformou no documentário Afro-Sambas que vai ser exibido na programação proposta pela Casa de Guilherme de Almeida para o aniversário da megalópole que completa 467 anos na segunda-feira (25).

E em tempos de pandemia do coronavírus, pessoas de todos os lugares vão poder aproveitar a programação. A exibição, seguida de debate com os realizadores, vai ser neste sábado, dia 23 de janeiro, às 15h e as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (22) no site casaguilhermedealmeida.org.br.

São Paulo tem a cara e os sotaques de migrantes que trouxeram tradições e tijolos para construir uma cidade onde cabe mais gente que em um Portugal inteiro.

E o Museu da Imigração também preparou uma programação especial para esse final de semana. Parte presencial, com atividades ao ar livre e sem aglomerações, e parte online.

Na segunda-feira, a atividade presencial começa às 15h e vai ser com artistas colando retratos de pessoas nos muros em frente ao museu e depois no Instagram @museudaimigração eles conversam sobre o trabalho.

Já a programação da Casa das Rosas vai ajudar a matar as saudades de Haroldo de Campos.

A obra do escritor que não esconde seus traços cosmopolitas, mas que nunca deixou de morar no bairro em que nasceu, nas Perdizes, zona oeste da capital, vai ser discutida em uma live por Júlio Mendonça, o coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos. A transmissão vai ser pela plataforma zoom, no dia 25, entre 19h e 21h e os interessados precisam se inscrever no site casadasrosas.org.br.

As oficinas culturais, programa da Secretaria de Cultura do município, prepararam várias atividades. Vai ter apresentação teatral, aula de jardinagem e até aula ao vivo para quem quiser aprender a fazer cuscuz paulista. Quem tiver curiosidade é só entrar no site das Oficinas Culturais e se preparar para aproveitar a celebração.

 

 

 

 
Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo