Doações de campanha com recursos do Bolsa Família serão fiscalizadas

Quem doou mais de meio salário mínimo pode ter pagamento suspenso

Publicado em 04/01/2021 - 12:29 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O governo federal publicou regras para fiscalização de beneficiários do Bolsa Família que tenham doado recursos para candidatos ou prestado serviços às campanhas eleitorais. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (4) pelo Ministério da Cidadania.

Poderão ter os pagamentos suspensos ou o benefício cancelado o beneficiário do Bolsa Família que doou mais de meio salário mínimo per capita mensal para campanhas eleitorais ou que apareça como prestador de serviços para candidatos e partidos.

Também serão analisados os casos de beneficiários do Bolsa Família que foram candidatos e declararam patrimônio incompatível com a condição de pobreza ou pobreza extrema.

Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, divulgado em novembro, mostra que mais de 31 mil pessoas que estão no Bolsa Família ou receberam o auxílio emergencial estavam entre os sócios de fornecedores de campanha nessas eleições. Além disso, mais de 65 mil pessoas inscritas em programas sociais, como Bolsa Família, fizeram doações eleitorais que somam mais de R$ 54 milhões. O TSE considera esse um indício de irregularidade por suposta falta de capacidade financeira dos doadores.

Em 2016, o TSE também fez um levantamento semelhante. Na época, foram identificados mais de 16 mil beneficiários do Bolsa Família como doadores de campanha, com quase R$ 16 milhões doados a políticos e partidos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo