INSS suspende atendimento do PREVBarco a comunidades do Amazonas

Devido à pandemia, serviço está suspenso até 5 de fevereiro

Publicado em 20/01/2021 - 12:00 Por Maíra Heinen - Brasília

Com o agravamento da pandemia no Amazonas, o INSS resolveu suspender as missões dos chamados PREVBarcos, que são Unidades Móveis Flutuantes de atendimento à população ribeirinha e trabalhadores rurais.

As viagens dos barcos Manaus Flutuante 1 e 2 estão suspensas até o dia 5 de fevereiro, quando haverá um estudo para verificar se é possível retomar as atividades.

Nessas unidades, os moradores de várias regiões do interior conseguem benefícios previdenciários rurais e urbanos, como aposentadorias, pensões, auxílios e salário-maternidade, entre outros serviços.

Essas unidades ampliam muito a cobertura previdenciária e são responsáveis por 9,26% dos benefícios concedidos pelo Instituto no estado do Amazonas, segundo estudos feitos em 2019 pelo próprio INSS.

Sem o Previbarco, a alternativa dos moradores é procurar atendimento via internet ou em locais onde o INSS tem acordos de cooperação, como explica o Chefe da Divisão de Gestão de Benefício da Região Norte/Centro-Oeste, Iracemo Coelho.

O INSS conta com cinco PREVBarcos. Dois deles navegam nos rios do estado do Amazonas, dois no Pará e outro em Rondônia. Eles possuem equipamentos de última geração e estrutura completa de atendimento, o que possibilita realizar os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS.

E durante a pandemia, um protocolo de atendimento foi montado para evitar o contágio pelo coronavírus, com a instalação de anteparos de acrílico nos guichês de atendimento e nas mesas dos peritos médicos.

 

Últimas notícias
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo