Operação da PF investiga venda ilegal de material arqueológico no Acre

Foram realizados mandando de busca e apreensão e prisão em flagrante

Publicado em 05/01/2021 - 13:36 Por Nelson Lin - São Paulo

Investigar a prática de venda ilegal de material arqueológico no estado do Acre. Esta é a Operação Elona, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (05). O nome “Elona” se refere a um mosteiro na Grécia em que, no século 19, ladrões roubaram materiais e relíquias sagradas do local.

Durante a Operação foi cumprido um mandado de busca e apreensão e uma prisão em flagrante realizado em Rio Branco, capital do Acre. De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início a partir de denúncias de comercialização de artefatos arqueológicos na internet, por meio de sites de vendas online, como OLX ou Facebook.

O investigado retirava e comercializava, sem autorização, materiais do Rio Acre, na altura do estirão da Gameleira. Segundo o Iphan do Acre, parte do material comercializado eram relíquias do Século XIX, como garrafas de vidro provenientes da Holanda, Irlanda, Inglaterra e Portugal trazidas para a região durante a Revolução Acreana, tendo um grande valor histórico.

O suspeito preso responderá pelos crimes de estelionato e por violação de lei de crime ambiental. A Polícia Federal também informou que as investigações vão continuar para identificar outros envolvidos no comércio ilegal de artefatos arqueológicos.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo