Prefeitura de BH decreta lockdown a partir da segunda-feira (11)
A prefeitura de Belo Horizonte decidiu fechar o comércio não essencial da cidade e, assim, voltar à fase 1 do isolamento social. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Combate à Covid-19, realizada nessa quarta-feira (6), e motivada pelo aumento da ocupação dos leitos de UTI, que beira o colapso.
Somando os leitos das redes pública e privada, a ocupação alcançou 86,1%, nível vermelho de alerta e o maior desde o início da pandemia. Já o índice de transmissão do coronavírus fechou o dia em 1,06.
Nessa quarta-feira, foram confirmados 65.848 casos de coronavírus e 1.915 mortes. Os dados são do boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado na tarde de ontem.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, disse que a cidade chegou ao limite.
O decreto com as regras do lockdown será publicado nesta sexta (8) e o fechamento começa na segunda-feira (11). Segundo o prefeito, praças públicos e o zoológico com visitas agendadas permanecem abertos e os demais estabelecimentos devem fechar.
Padarias, mercados, hospitais, laboratórios, agências bancárias e postos de gasolina poderão continuar funcionando.