Prefeitura de BH decreta lockdown a partir da segunda-feira (11)

Cidade vive colapso com o aumento da ocupação de leitos de UTI

Publicado em 07/01/2021 - 11:40 Por Desirée Miranda, da Rádio Inconfindência - Belo Horizonte

A prefeitura de Belo Horizonte decidiu fechar o comércio não essencial da cidade e, assim, voltar à fase 1 do isolamento social. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Combate à Covid-19, realizada nessa quarta-feira (6), e motivada pelo aumento da ocupação dos leitos de UTI, que beira o colapso.

Somando os leitos das redes pública e privada, a ocupação alcançou 86,1%, nível vermelho de alerta e o maior desde o início da pandemia. Já o índice de transmissão do coronavírus fechou o dia em 1,06.

Nessa quarta-feira, foram confirmados 65.848 casos de coronavírus e 1.915 mortes. Os dados são do boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado na tarde de ontem.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, disse que a cidade chegou ao limite.

O decreto com as regras do lockdown será publicado nesta sexta (8) e o fechamento começa na segunda-feira (11). Segundo o prefeito, praças públicos e o zoológico com visitas agendadas permanecem abertos e os demais estabelecimentos devem fechar.

Padarias, mercados, hospitais, laboratórios, agências bancárias e postos de gasolina poderão continuar funcionando.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo