Rio tem 28 das 33 regiões administrativas com alto risco para covid-19

Quadro piorou em uma semana, quando havia 18 regiões com maior risco

Publicado em 15/01/2021 - 15:06 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro tem 28 das 33 regiões administrativas com alto risco para a covid-19. O mapa atualizado foi divulgado nesta sexta feira (15) pela Secretaria Municipal de Saúde e apresenta uma piora no cenário de uma semana atrás, quando apenas 18 regiões estavam nessa classificação. Apenas cinco regiões apresentam risco moderado de infecção pelo novo coronavírus, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Maré, Rocinha e Realengo.

Essa foi a segunda edição do boletim desde que a nova gestão do município mudou a metodologia de avaliação da pandemia. Com as novas regras publicadas pela prefeitura, o tratamento das diversas atividades no Rio será de acordo com o mapa de risco. Dessa forma, nos locais sob alto risco de Covid, a maioria dos estabelecimentos essenciais, como padarias, supermercados, farmácias e lotéricas, poderá funcionar com dois terços de capacidade e ampliação do horário de atendimento.

Em quase toda a cidade, de acordo com as medidas apontadas nessa resolução, as boates e danceterias poderão permanecer abertas, com 1/4 da capacidade e regras de distanciamento, sem pista de dança nem música ao vivo. Este tipo de show também só poderá acontecer em bares e restaurantes localizados nas cinco regiões de risco moderado. Os shoppings e centros comerciais podem operar com 2/3 da capacidade e ampliação do horário para evitar aglomeração.

A Secretaria de Saúde também divulgou dados sobre a incidência da pandemia na capital. A maior parte dos pacientes contaminados, que não precisaram ser hospitalizados, está na faixa etária entre 30 e 49 anos. No entanto, aqueles que mais precisaram de atendimento hospitalar tinham idade a partir de 65 anos.

Durante a divulgação do mapa, o Secretário de Saúde, Daniel Soranz, detalhou que o aplicativo disponibilizado nesta semana para que a população faça a autonotificação é uma ferramenta importante de controle epidemiológico e pediu a população que a utilize

O aplicativo Rio Covid-19 está disponível para Android e IOS. Também é possível usar a central 1746 da prefeitura para a autonotificação pelo telefone.

Em relação a novos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde disse que há a previsão de abertura de mais 50 na semana que vem com a contratação de mais profissionais de saúde, e destacou que o município ainda tem 2000 vagas fechadas por falta de recursos humanos nas três esferas governamentais..

Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde informou que passará a vigorar uma regulação única no estado para os leitos de covid. Todas as vagas disponíveis nos municípios fluminenses serão regulados pela mesma central, o que, segundo a secretaria, vai agilizar as internações.

 

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo