Rio terá fiscalização de bares e boates por "amostragem"

Estádios teriam ainda público parcial, mas prefeito voltou atrás

Publicado em 13/01/2021 - 22:00 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que a prefeitura vai iniciar nesta sexta-feira uma fiscalização "por amostragem" em bares e casas noturnas da cidade contra a Covid-19.

Paes se reuniu nesta quarta-feira com secretários e lideranças dos diversos setores econômicos da cidade para discutir o cumprimento dessas regras de proteção à saúde no combate ao coronavírus.

De acordo com o prefeito, é impossível fiscalizar todos os estabelecimentos. Por isso, a fiscalização terá que selecionar alguns deles e inicialmente será focada na conscientização.

Nesta quarta-feira foi publicada uma resolução com novas regras a serem aplicadas, entre elas uma que liberava parte das arquibancadas dos estádios de futebol, mas horas depois o prefeito revogou. Ele afirmou que, mesmo com o respaldo da área técnica, decidiu revogar por ser um local de difícil controle.

Uma nova resolução deve ser publicada nesta quinta-feira.  As medidas foram divididas em três categorias: permanentes, variáveis e recomendáveis. As permanentes se baseiam nos três pilares de proteção: higienização das mãos, respeito ao distanciamento e uso de máscara.

As ações variáveis serão proporcionais aos estágios estabelecidos no boletim epidemiológico por áreas administrativas da cidade, que será divulgado toda sexta-feira.

E poderão ser limitadas à capacidade de lotação de estabelecimentos, alteração nos horários de funcionamento, ampliação das regras de distanciamento em locais fechados, entre outras.  As boates e danceterias, por exemplo, só ficarão fechadas em caso de risco muito alto da infecção. Eduardo Paes negou que estaria flexibilizando regras.

O Boletim Epidemiológico da Covid-19 na cidade mostra a distribuição dos casos pelas 33 Regiões Administrativas do município. As áreas são classificadas por níveis de contaminação, moderado, alto e muito alto.  Cada região deverá seguir a respectiva regra aplicada ao nível em que se encontra. De acordo com o último boletim divulgado, não há nenhuma área atualmente classificada como de alto risco.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo