Rio terá fiscalização de bares e boates por "amostragem"

Estádios teriam ainda público parcial, mas prefeito voltou atrás

Publicado em quarta-feira, 13 Janeiro, 2021 - 22:00 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que a prefeitura vai iniciar nesta sexta-feira uma fiscalização "por amostragem" em bares e casas noturnas da cidade contra a Covid-19.

Paes se reuniu nesta quarta-feira com secretários e lideranças dos diversos setores econômicos da cidade para discutir o cumprimento dessas regras de proteção à saúde no combate ao coronavírus.

De acordo com o prefeito, é impossível fiscalizar todos os estabelecimentos. Por isso, a fiscalização terá que selecionar alguns deles e inicialmente será focada na conscientização.

Nesta quarta-feira foi publicada uma resolução com novas regras a serem aplicadas, entre elas uma que liberava parte das arquibancadas dos estádios de futebol, mas horas depois o prefeito revogou. Ele afirmou que, mesmo com o respaldo da área técnica, decidiu revogar por ser um local de difícil controle.

Uma nova resolução deve ser publicada nesta quinta-feira.  As medidas foram divididas em três categorias: permanentes, variáveis e recomendáveis. As permanentes se baseiam nos três pilares de proteção: higienização das mãos, respeito ao distanciamento e uso de máscara.

As ações variáveis serão proporcionais aos estágios estabelecidos no boletim epidemiológico por áreas administrativas da cidade, que será divulgado toda sexta-feira.

E poderão ser limitadas à capacidade de lotação de estabelecimentos, alteração nos horários de funcionamento, ampliação das regras de distanciamento em locais fechados, entre outras.  As boates e danceterias, por exemplo, só ficarão fechadas em caso de risco muito alto da infecção. Eduardo Paes negou que estaria flexibilizando regras.

O Boletim Epidemiológico da Covid-19 na cidade mostra a distribuição dos casos pelas 33 Regiões Administrativas do município. As áreas são classificadas por níveis de contaminação, moderado, alto e muito alto.  Cada região deverá seguir a respectiva regra aplicada ao nível em que se encontra. De acordo com o último boletim divulgado, não há nenhuma área atualmente classificada como de alto risco.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Após Manaus suspender vacinação, serviço será retomado nesta sexta

De acordo com a prefeitura de Manaus, a suspensão foi para uma nova definição de grupos prioritários, após os órgãos de controle local cobrarem mais rigor na hora da aplicação das doses.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra Covid-19 importada da Índia será distribuída no sábado

2 milhões de doses chegam nesta sexta-feira à tarde - horário previsto de 17h40. Depois, passam por testes na Fiocruz, e devem começar a ser enviadas aos estados no sábado à tarde. Essa vacina é a Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. O uso emergencial desse lote já está autorizado pela Anvisa.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa brasileira deve oferecer teste para covid 5 vezes mais barato

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um teste para covid que pode custar cinco vezes menos que os disponíveis no mercado. O novo exame foi batizado como “Teste Popular de Covid-19”.

Baixar arquivo
Educação

Última fase da Olímpiada Nacional de Ciências é realizada nesta sexta

Cerca de 180 mil estudantes vão responder questões sobre astronomia, biologia, física, química e história. Por causa da pandemia, a exemplo do que ocorreu na primeira fase, os participantes vão fazer as provas totalmente pela internet.

Baixar arquivo
Justiça

Ministério Público alerta para desrespeito à fila da vacina em Sergipe

Em Itabi, no sertão sergipano, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM), que não está incluído nos grupos prioritários de risco, recebeu uma das doses. O MPF pediu informações sobre o episódio, mas não foi atendido.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Paes anuncia cancelamento do carnaval em julho no Rio

Devido à pandemia causada pela covid-19, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou pelas redes sociais que não será possível realizar o carnaval no meio do ano. Segundo o prefeito, "a celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento”.

Baixar arquivo