Aneel multa empresa de energia em R$ 3,6 milhões por apagão no AP
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia em R$ 3,6 milhões pela interrupção de energia ocorrida no final de 2020, no Amapá.
Essa é a maior multa já aplicada pela agência, e a concessionária ainda pode recorrer.
Por meio de nota, a concessionária já adiantou que vai recorrer da decisão, e que as causas do apagão que atingiu o estado no dia 3 de novembro de 2020 estão sendo apuradas.
A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou à reportagem que a distribuição de energia segue normalizada, mas confirmou a existência de problemas cotidianos de falhas em pontos isolados e em alguns municípios do interior – situação anterior ao apagão de novembro.
De acordo com a companhia, ligações clandestinas e desvios de energia impactam diretamente no desempenho da CEA, que deverá ser privatizada até o fim deste ano.
Em novembro do ano passado um apagão atingiu 13 das 16 cidades amapaenses por mais de 80 horas.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, um curto-circuito provocou um incêndio em um dos transformadores, o que pode ter resultado no apagão.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Tutores com cães no Parcão, espaço exclusivo para cachorros, na Praça Ayrton Senna do Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)