Belo Horizonte retoma atividades econômicas e aulas nesta segunda

Continua a restrição quanto ao horário de venda de bebidas alcoólicas

Publicado em 01/02/2021 - 17:37 Por Leandro Siqueira, da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Depois de três semanas de restrição, o comércio e outras atividades econômicas foram retomadas nesta segunda-feira (1º) em Belo Horizonte.

Na sexta-feira (29), o prefeito Alexandre Kalil anunciou que o comércio, incluindo bares e restaurantes, poderiam voltar a funcionar em horário normal, desde que respeitassem as medidas de prevenção à covid-19.

De acordo com o decreto, publicado no último sábado (30), com poucas exceções, todas as atividades econômicas estão autorizadas a funcionar normalmente. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes estão autorizados das 11h às 15h de segunda a sábado. Aos domingos, esses estabelecimentos devem ficar fechados.

Outra restrição é no funcionamento de teatros e exposições, congressos e seminários que precisam de uma licença especial da prefeitura. Além das atividades econômicas, as aulas na rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira, mas de forma remota, com exceção do ensino infantil.

Ainda de acordo coma prefeitura, a Secretaria de Educação irá distribuir tablets para os alunos e professores para ajudar nas aulas online, e também o material didático impresso, que será distribuído aos alunos, para que possam acompanhar as aulas.

A volta das aulas presenciais na capital, tanto na rede pública, como particular, pode acontecer a partir do mês de março, de forma gradativa. Como informou a prefeitura, essa volta irá depender da redução dos indicadores da pandemia na cidade.

Assim como o governo do estado, em diversos outros municípios, a prefeitura não vai decretar ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, quando ocorreria o carnaval de 2021. Com isso, repartições públicas e comércio poderão funcionar em horário normal durante esses dias.

De acordo com a prefeitura, não há previsão para realização do carnaval este ano na cidade. E não serão autorizados desfiles de escolas de samba, blocos caricatos, blocos de rua, bailes de carnaval e shows em espaços públicos e particulares.

 

Últimas notícias
Geral

Companhias aéreas voltam a oferecer serviço de bordo

A liberação do serviço de bordo foi possível após decisão tomada pela Anvisa no último dia 12

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Pela primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19, o Fórum Econômico Mundial faz a reunião presencialmente

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura do Rio faz acordo com empresas de ônibus e mantém tarifa

Em reunião realizada na última sexta-feira, ficou acordado que a prefeitura vai assumir a bilhetagem e pagar um subsídio às empresas com base na quilometragem rodada, e não mais com base no número de passageiros transportados

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pessoas aptas para adoção são 8 vezes mais do que crianças disponíveis

Mas, série de exigências desses país mantém 4.104 crianças e adolescentes no país sem uma nova família

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: estado de emergência termina oficialmente neste domingo

A situação de emergência começou em fevereiro de 2020, antes que o surto de covid se transformasse em pandemia

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento

O paciente tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha

Baixar arquivo