Belo Horizonte retoma atividades econômicas e aulas nesta segunda

Continua a restrição quanto ao horário de venda de bebidas alcoólicas

Publicado em 01/02/2021 - 17:37 Por Leandro Siqueira, da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Depois de três semanas de restrição, o comércio e outras atividades econômicas foram retomadas nesta segunda-feira (1º) em Belo Horizonte.

Na sexta-feira (29), o prefeito Alexandre Kalil anunciou que o comércio, incluindo bares e restaurantes, poderiam voltar a funcionar em horário normal, desde que respeitassem as medidas de prevenção à covid-19.

De acordo com o decreto, publicado no último sábado (30), com poucas exceções, todas as atividades econômicas estão autorizadas a funcionar normalmente. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes estão autorizados das 11h às 15h de segunda a sábado. Aos domingos, esses estabelecimentos devem ficar fechados.

Outra restrição é no funcionamento de teatros e exposições, congressos e seminários que precisam de uma licença especial da prefeitura. Além das atividades econômicas, as aulas na rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira, mas de forma remota, com exceção do ensino infantil.

Ainda de acordo coma prefeitura, a Secretaria de Educação irá distribuir tablets para os alunos e professores para ajudar nas aulas online, e também o material didático impresso, que será distribuído aos alunos, para que possam acompanhar as aulas.

A volta das aulas presenciais na capital, tanto na rede pública, como particular, pode acontecer a partir do mês de março, de forma gradativa. Como informou a prefeitura, essa volta irá depender da redução dos indicadores da pandemia na cidade.

Assim como o governo do estado, em diversos outros municípios, a prefeitura não vai decretar ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, quando ocorreria o carnaval de 2021. Com isso, repartições públicas e comércio poderão funcionar em horário normal durante esses dias.

De acordo com a prefeitura, não há previsão para realização do carnaval este ano na cidade. E não serão autorizados desfiles de escolas de samba, blocos caricatos, blocos de rua, bailes de carnaval e shows em espaços públicos e particulares.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo