Desfiles de escola de samba e blocos de rua estão proibidos no Rio

Regra vale do dia 12 ao dia 22 de fevereiro, data do Carnaval

Publicado em 05/02/2021 - 16:53 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Os desfiles de blocos e de escolas de samba estão proibidos na cidade do Rio de Janeiro entre os próximos dias 12, que seria a sexta-feira de carnaval, e 22. E quem desafiar a proibição pode ser enquadrado no crime de infração de medida sanitária, que prevê detenção de um mês até um ano e multa. Além disso, a agremiação será automaticamente impedida de participar da festa em 2022.

A medida tenta evitar aglomerações nas ruas da cidade, mesmo com a festa oficial cancelada. O prefeito Eduardo Paes também afirmou que eventos fechados serão impedidos de acontecer.

O decreto público no Diário Oficial desta sexta-feira também suspendeu a concessão de autorização temporária para ambulantes, e proibiu a entrada na cidade de ônibus fretados, exceto aqueles que atendem funcionários de empresas ou estejam levando hóspedes da rede hoteleira, que comprovem a reserva.

Há alguns dias a Prefeitura também suspendeu o ponto facultativo da segunda-feira de carnaval, dia 15, apesar do feriado, na terça, estar mantido, conforme decisão do governo do Estado.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade do Rio permanece com risco alto para contágio por coronavírus e esta semana, atingiu um marco preocupante, ultrapassando São Paulo no número total de óbitos e se tornando o município onde mais se morreu por Covid-19 no país.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo