Desfiles de escola de samba e blocos de rua estão proibidos no Rio
Os desfiles de blocos e de escolas de samba estão proibidos na cidade do Rio de Janeiro entre os próximos dias 12, que seria a sexta-feira de carnaval, e 22. E quem desafiar a proibição pode ser enquadrado no crime de infração de medida sanitária, que prevê detenção de um mês até um ano e multa. Além disso, a agremiação será automaticamente impedida de participar da festa em 2022.
A medida tenta evitar aglomerações nas ruas da cidade, mesmo com a festa oficial cancelada. O prefeito Eduardo Paes também afirmou que eventos fechados serão impedidos de acontecer.
O decreto público no Diário Oficial desta sexta-feira também suspendeu a concessão de autorização temporária para ambulantes, e proibiu a entrada na cidade de ônibus fretados, exceto aqueles que atendem funcionários de empresas ou estejam levando hóspedes da rede hoteleira, que comprovem a reserva.
Há alguns dias a Prefeitura também suspendeu o ponto facultativo da segunda-feira de carnaval, dia 15, apesar do feriado, na terça, estar mantido, conforme decisão do governo do Estado.
De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade do Rio permanece com risco alto para contágio por coronavírus e esta semana, atingiu um marco preocupante, ultrapassando São Paulo no número total de óbitos e se tornando o município onde mais se morreu por Covid-19 no país.