Governo do Rio de Janeiro lança Plano de Segurança Hídrica

Objetivo é ampliar oferta de água e recuperar mananciais

Publicado em 26/02/2021 - 16:49 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira, o Programa de Segurança Hídrica, que inclui projetos dos setores público e privado. A ideia  é implementar medidas para aumentar a oferta de água, garantir a conservação dos mananciais e reduzir riscos de secas, inundações e acidentes ambientais no estado.

Durante o lançamento do programa, o governador em exercício, Cláudio Castro, ressaltou a importância da união de forças com a sociedade civil e a iniciativa privada para melhorar a oferta e a garantia de água para a população fluminense.

O primeiro projeto a integrar o programa é a transposição de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Rio Guandu, um investimento de R$400 milhões da companhia Light, para ampliar a geração de energia elétrica a 31 municípios da Região Metropolitana.

Licenciada pelo Inea, Instituto Estadual do Ambiente, a obra do túnel da Light vai interligar os reservatórios de Vigário, no alto da Serra das Araras e Ponte Coberta, em Piraí.

O túnel terá 3,8 km. Atualmente, as águas do Rio Paraíba do Sul passam pelas usinas da companhia e são utilizadas para produzir energia. O novo sistema fornecerá vazão suficiente para encher 120 caixas d’água de mil litros a cada segundo.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Meio Ambiente

Exército auxilia no combate a incêndio em terra indígena no Pará

Integrantes do Comando Militar do Norte estão atuando no município paraense de Bom Jesus do Tocantins. Eles contam com o apoio de máquinas pesadas para lidar com as chamas.

Baixar arquivo
Cultura

Viva Maria destaca as heroínas esquecidas da história brasileira

Maria Navalha, Maria Firmina dos Reis e Maria Quitéria são importantes personagens femininas que terão sua trajetória de vida contada na peça teatral “Marias: Realezas Brasilianas”.

Baixar arquivo
Geral

AGU entra com primeira ação por danos climáticos na Amazônia

O ICMBio, representado pela AGU, encaminhou, à Justiça Federal do Pará uma ação que pede a indenização de R$ 635 milhões para a reparação dos danos climáticos causados no Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia, um dos que mais sofrem com o desmatamento.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Minas Gerais é o estado com o maior número de incêndios no Brasil

Cerca de 18% dos incêndios florestais detectados no país nas últimas 24 horas estão no estado, que registrou mais de 3.500 focos desde o início do mês de setembro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Reunião entre membros dos três poderes discute o combate às queimadas

Encontro foi convocado pelo presidente Lula, e contará com a presença dos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Baixar arquivo
Geral

Parque Nacional de Brasília: fogo já consumiu mais de 2 mil hectares

Quase 500 combatentes atuam no incêndio entre brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. São quatro frentes de combate, todas concentradas na região leste do parque.

Baixar arquivo