Mais de 4 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco, alerta CPRM

Último levantamento mostra situação de risco em 17 estados

Publicado em 22/02/2021 - 13:12 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

Medo. Esse é o sentimento das 70 famílias que moram na Vila Betânia, em Belo Horizonte, considerada como área de risco para inundações. Gladson Reis é líder comunitário e morador da região. Ele contou para gente como essas pessoas têm vivido nos últimos tempos.

Junto com as famílias da Vila Betânia, outros 4 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco de deslizamentos e inundações no país. Isso é o que aponta estudos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Desde 2012, o serviço já mapeou 1.605 municípios do Brasil e identificou cerca de 954 mil moradias em locais perigosos.

No último levantamento, de junho de 2020, foram identificadas 300 mil pessoas em situação de risco, em 17 estados. Os técnicos identificam as áreas com potencial ou histórico de ocorrências de desastres, como deslizamentos de terra, inundações, enxurradas, processos erosivos e queda de rochas. 

Julio Lama, responsável pelas pesquisas do instituto, explica que os dados levantados são muito úteis para prevenir desastres e minimizar os danos.

É importante que moradores das áreas de risco sigam sempre a determinação de desocupação de residências emitida pela Defesa Civil, o que evita tragédias maiores. Outra orientação das autoridades é que esses moradores fiquem atentos a sinais como trincas no solo, na parede de casa ou no quintal, estalos em rochas, troncos de árvores ou postes começando a se inclinar e o surgimento de águas mais barrentas que o normal.

Nesses casos, a recomendação é deixar a casa, procurar um local seguro e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

 


 

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo