PRF autuou em um ano 410 motoristas por encobrir placas dos veículos

Infração é considerada gravíssima, com multa e apreensão do veículo

Publicado em 15/02/2021 - 12:11 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Para tentar fugir da fiscalização, alguns motoristas e motociclistas utilizam maneiras de encobrir as placas dos veículos. São fitas, adesivos, fios, tintas, sacolas plásticas e, em alguns casos, até mesmo as mãos são colocados por cima da placa. Essa é uma infração considerada gravíssima, com multa e apreensão do veículo.

Neste fim de semana, um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal mostrou que, só neste ano, 410 motoristas já foram autuados por conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade.

Essa tática de cobrir a placa também é utilizada por alguns motoristas e motociclistas que dirigem com o licenciamento do veículo vencido, ou que não têm ou que está com a Carteira de Habilitação suspensa ou cassada.

No sábado, foram flagrados, em Niterói, três motoristas dirigindo motocicletas com as placas parcialmente cobertas. Segundo a PRF, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, são os municípios com mais infrações desse tipo. Essa é uma prática que vem preocupando as autoridades. A porta-voz da corporação, no Rio, Amanda Brôlo faz um alerta.

Para coibir essas e outras práticas perigosas, que podem por em risco a vida, a Polícia Rodoviária Federal reforçou o policiamento durante todo o período do Carnaval. A operação iniciou na sexta-feira, dia 12, e vai até a quarta-feira de cinzas, dia 17. Na BR-101, na altura de Niterói, uma aeronave está sendo utilizada para reforçar a fiscalização.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo