PRF autuou em um ano 410 motoristas por encobrir placas dos veículos

Infração é considerada gravíssima, com multa e apreensão do veículo

Publicado em 15/02/2021 - 12:11 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Para tentar fugir da fiscalização, alguns motoristas e motociclistas utilizam maneiras de encobrir as placas dos veículos. São fitas, adesivos, fios, tintas, sacolas plásticas e, em alguns casos, até mesmo as mãos são colocados por cima da placa. Essa é uma infração considerada gravíssima, com multa e apreensão do veículo.

Neste fim de semana, um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal mostrou que, só neste ano, 410 motoristas já foram autuados por conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade.

Essa tática de cobrir a placa também é utilizada por alguns motoristas e motociclistas que dirigem com o licenciamento do veículo vencido, ou que não têm ou que está com a Carteira de Habilitação suspensa ou cassada.

No sábado, foram flagrados, em Niterói, três motoristas dirigindo motocicletas com as placas parcialmente cobertas. Segundo a PRF, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, são os municípios com mais infrações desse tipo. Essa é uma prática que vem preocupando as autoridades. A porta-voz da corporação, no Rio, Amanda Brôlo faz um alerta.

Para coibir essas e outras práticas perigosas, que podem por em risco a vida, a Polícia Rodoviária Federal reforçou o policiamento durante todo o período do Carnaval. A operação iniciou na sexta-feira, dia 12, e vai até a quarta-feira de cinzas, dia 17. Na BR-101, na altura de Niterói, uma aeronave está sendo utilizada para reforçar a fiscalização.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo