Rio contou mais de quatro mil ações de fiscalização nos últimos dias

Maioria das denúncias foi por aglomeração em festas e bailes

Publicado em 17/02/2021 - 12:53 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Nos cinco dias de carnaval cancelado no Rio de Janeiro, 30 bares e restaurantes foram interditados por não respeitarem medidas de distanciamento ou promoverem eventos. Mais de 60 estabelecimentos receberam multa pelos mesmos motivos.

Segundo a prefeitura, houve mais de 4 mil ações de fiscalização e checagem de ocorrências de infração às regras contra a pandemia de covid-19. As equipes foram deslocadas ao menos 600 vezes para atender denúncias de aglomerações recebidas pela central de telefone 1746, sendo 90 referentes a estabelecimentos comerciais.

Nesta terça-feira (16), três estabelecimentos foram interditados no Vidigal, na zona sul, após eventos que reuniram grande quantidade de pessoas,  e outros dois, no Anil, na zona oeste. Em um desses locais havia sido convocado inclusive um baile infantil de carnaval, que não chegou a ser realizado.

No domingo (14), a Policia precisou de várias viaturas para dispersar uma multidão que se reuniu nas ruas do Leblon, na zona sul. Pelas redes sociais, também foram mostradas cenas de muita aglomeração na Lapa, na região central, no sábado (13).

Outro foco de atuação foi a região costeira carioca. A Guarda Marítima impediu a saída de mais 60 embarcações de médio e grande portes, que realizariam passeios com festas no mar, saindo da Marina da Glória. Os organizadores também foram notificados por aglomeração e tiveram os eventos cancelados, incluindo uma festa de 15 anos.

Todas as situações de desrespeito às regras de distanciamento aconteceram no período em que o Rio registrou o maior número de casos de covid-19 em único dia, desde o início da pandemia. Foram 8.385 novos registros na ultima terça-feira e mais 118 óbitos.

Segundo a Secretaria de Saúde, apesar de inseridos no sistema no mesmo momento, as notificações não são todos da mesma data. A prefeitura do Rio também explicou que os registros estavam represados por conta de uma falha na exportação de dados do sistema do Ministério da Saúde, desde o último sábado. A taxa de ocupação hospitalar nos leitos de enfermaria do estado está em 43% e 59% nas vagas de UTI.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Rio vacina nesta sexta adolescentes de 12 e 13 anos

O sábado (25) será dedicado à repescagem para todos, a partir de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose. Os quase 300 pontos de vacinação espalhados pela cidade vão funcionar das 8h às 17h.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo
Educação

Enem: terminam hoje (24) inscrições para pessoas privadas de liberdade

Os interessados devem ser inscritos pelo responsável pedagógico até as 23h59. Também podem participar desta modalidade os adolescentes sob medidas socioeducativas que inclua a privação de liberdade.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo