Após incêndio, Museu Nacional inicia trabalhos de conservação

Obra de proteção foi contratada por R$ 1,7 milhão

Publicado em 07/03/2021 - 11:18 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Museu Nacional no Rio de Janeiro  deu início à conservação e à proteção de bens que resistiram ao incêndio em setembro de 2018. Eles fazem parte do conjunto arquitetônico do Palácio de São Cristóvão.

O trabalho vai se debruçar sobre elementos ornamentais e artísticos do Jardim das Princesas e do Palácio.

As peças serão higienizadas e preparadas para a fase de obras nas fachadas e coberturas do prédio. 

Ornamentos de salas históricas do Paço, como a Sala do Trono, a escadaria monumental de mármore, e o famoso meteorito Bendegó são alguns dos elementos que vão receber  os serviços nesta etapa, além de pisos e pinturas murais. 

O trabalho segue até o mês de julho e vai alcançar ainda as fontes de gnaisse e guirlandas em alto-relevo; bancos e tronos; mosaicos de conchas e fragmentos de louças do Jardim das Princesas. 

A Chefe do Escritório Técnico do Museu Nacional Maria Paula van Biene afirma que esse é um importante passo para o processo de restauro.  

De grande valor histórico, acredita-se que foi a imperatriz Teresa Cristina, por ser italiana, que introduziu a técnica românica do embrechamento nos bens integrados do Jardim, que consiste em incrustar conchas e cacos de louças sobre a argamassa fresca. 

A técnica teria sido repassada às suas filhas, que adornaram a fonte, os tronos, os bancos e as guirlandas existentes. 

Um dos tronos, inclusive, possui a data de aniversário de seis anos da Princesa Isabel: 29 de julho de 1852.

O trabalho foi contratado por mais de R$ 1,7 milhão, depois de licitação vencida pela Construtora Biapó, atua desde 1994 na área de restauração de patrimônio histórico.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo