Enchentes no Amazonas deixam desabrigados e preocupam autoridades

7 municípios foram atingidos, mas cidades afetadas podem chegar a 50

Publicado em 09/03/2021 - 09:04 Por Lucas Pordeus Léon - Brasília

As enchentes no Amazonas já atingiram 7 municípios e o governo local estima que o número de cidades afetadas pode chegar a 50, com cheias acima dos recordes históricos. As enchentes dos rios Juruá e Purus já deixaram mais de 3.400 pessoas desalojadas ou desabrigadas, e afetou outras 54 mil pessoas. 

O governo do Estado do Amazonas lançou nesta segunda-feira (08) um plano para enfrentar as cheias com investimentos totais de R$ 67 milhões, entre ajuda humanitária, crédito e anistias à empréstimos estatais. Neste primeiro momento, o governador Wilson Lima, do PSC, espera atender com as medidas 130 mil pessoas de 19 municípios.

Entre os municípios mais atingidos pelas cheias dos últimos dias estão Boca do Acre, Guajará, Pauini e Eirunepé, todos já com decretos de estado de calamidade pública reconhecidos pelo poder estadual. Porém, os recursos previstos para casos de calamidade ainda não chegaram na ponta, como revela o prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, que pede agilidade na liberação da ajuda. O prefeito diz que essa já é a maior cheia da história do município, sendo a anterior ocorrida em 1986.

A cheia no município de Eirunepé já atingiu mais de 3.700 casas, prejudicando mais de 16 mil pessoas. A defesa civil do estado do Amazonas informou que tem monitorado o clima diariamente e que o aumento das chuvas é uma consequência do fenômeno La Niña, que traz umidade do oceano pacífico para a região.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
Internacional

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vacina pessoas a partir de 41 anos com comorbidades

A partir desta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro passa a vacinar duas faixas etárias por dia contra a covid-19. A imunização será para quem tem 42 e 41anos e tem comorbidades. Profissionais de saúde também devem procurar os postos de vacinação de acordo com a idade.

Baixar arquivo