INSS alerta para tentativa de golpe relacionado à prova de vida

Instituto informa que não faz contato por telefone

Publicado em 27/03/2021 - 08:02 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS - fez um alerta aos segurados após denúncias de tentativa de fraude de benefícios: o instituto não faz nenhum tipo de contato por telefone para solicitar a prova de vida dos beneficiários. 

Então, se você receber qualquer ligação nesse sentido, desligue e não forneça nenhum tipo de informação, porque é golpe.

Ainda de acordo com o INSS, na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura e parece mesmo bem real.

O governo anunciou a expansão do uso da prova de vida por biometria facial: o segurado usa o celular como se fosse tirar uma selfie e faz o reconhecimento. Isso facilita a comprovação, torna o processo mais seguro e evita que as pessoas precisem sair de casa.

Por causa da pandemia, o INSS prorrogou até final de abril a interrupção de bloqueio de pagamento de aposentadorias e pensões de segurados que estão sem fazer a prova de vida desde março do ano passado.

O beneficiário que estiver com a prova de vida pendente, também será notificado pelo aplicativo e direcionado para resolver a pendência. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo Meu Gov na Play Store e na App Store .

Últimas notícias
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo