Mulheres caminhoneiras são 0,5% nas estradas do Brasil

Elas enfrentam a saudade da família, o machismo e também o assédio

Publicado em 08/03/2021 - 12:56 Por Sayonara Moreno - Brasília

Hoje, diferente de tempos atrás as mulheres estão à frente de muitas profissões. Com grande carga de estereótipos, a profissão de caminhoneira, por exemplo, faz com que as profissionais carreguem, além de mercadorias no caminhão, o peso do machismo que enfrentam em cada canto do país.

As mulheres representam apenas 0,5% do total de caminhoneiros do Brasil, segundo estimativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Nedisandra da Silva, de 45 anos, moradora de Canoas (RS), é motorista de carreta. Há 22 anos, comanda o volante de Norte a Sul do país, sem rota fixa. Se formou em administração de empresas, estudando na cabine do caminhão, onde também fez pós-graduação na área e cursos complementares.

Nedisandra conta que a rotina é corrida e é difícil ficar longe da família por dias seguidos. Mas a paixão pela estrada falou mais alto e fez com que ela enfrentasse os desafios da profissão, principalmente sendo mulher. Para isso, precisa se impor, em muitas situações.

Fora isso, Nedisandra não esconde a vaidade pela aparência e o bem-estar do corpo. Ela relata que, sem tempo de fazer academia, leva acessórios para se exercitar na carreta mesmo e cuidar da coluna.

Um universo profissional ocupado em quase a totalidade, por homens, acaba revelando o machismo e as dificuldades relacionadas a assédios. Nedisandra se sente vulnerável nas estradas e nos contou ter sido vítima de um assalto e três tentativas.

Para ela, é impensável usar roupas mais decotadas, ou que mostrem mais o corpo. Isso porque avalia a mulher como alvo de “caça” dos homens, sobretudo nas estradas.

O assessor executivo da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Marlon Maues, não vivencia essa realidade das mulheres, mas conhece muitas histórias. Segundo ele, a entidade que representa faz campanhas de conscientização contra o assédio sexual e reconhece que o setor ainda é desafiador para elas.

De acordo com o SEST, Serviço Social do Transporte, existem mais de 900 mil vínculos trabalhistas no setor de transporte, no Brasil, desse total, 120 mil são mulheres. As que atuam como motoristas, são pouco mais de 4 mil, incluindo os carros auxiliares das empresas, não somente caminhões e carretas.

A carreteira Nedisandra da Silva é apenas um exemplo do quanto o mundo ainda é desafiador para as mulheres. Apesar do amor pelo que faz, nossa “motorista sem rota fixa” pensa em deixar as estradas, somente no futuro, para se aventurar em concursos públicos.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo