Rio de Janeiro adota medidas mais rígidas para conter avanço da covid

Publicado em 05/03/2021 - 16:46 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro vai intensificar as ações de vigilância para evitar aglomerações e garantir o cumprimento das medidas restritivas, impostas por decreto municipal. O plano é mobilizar o efetivo da Guarda Municipal, com apoio das forças estaduais de segurança. O trabalho das equipes nas ruas também vai contar com o suporte das câmeras de monitoramento da prefeitura. 

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (5), o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, explicou que o trabalho será feito dia e noite, sem interrupção.

A Prefeitura do Rio decidiu endurecer as medidas restritivas para tentar evitar o avanço da pandemia e um possível colapso do sistema de saúde. Diante da gravidade da situação, foram estabelecidas novas regras, até o dia 11 de março, quando a situação na capital fluminense será reavaliada.  As restrições incluem a proibição de permanência da população em vias públicas, entre 23h e 5h da manhã.

Nas praias, a presença dos banhistas continuará permitida, mas os quiosques permanecerão fechados e a circulação de ambulantes proibida.

Bares e restaurante não poderão mais funcionar à noite, incluindo os localizados em shoppings. Os estabelecimentos deverão seguir o horário entre 6h e 17h, com apenas 40% da capacidade.

Além disso, as feiras de artesanatos ficam canceladas, as boates e casas de espetáculo permanecerão fechadas, assim como eventos, festas e rodas de samba em espaços públicos e particulares.

Todas as atividades econômicas e comerciais, como as lojas de rua e os shoppings, poderão funcionar das 6h às 20h, sem ultrapassar a ocupação máxima de 40%. As atividades de delivery permanecem liberadas.

Além do efetivo que vai ficar de olho para evitar o descumprimentos das medidas, o novo decreto estipulou ainda multa mais alta para quem estiver sem máscara e em situação de aglomeração. O valor passou de R$ 112,48 para R$ 562,42. 

Últimas notícias
Cultura

Atividades culturais marcam a Semana Nacional de Museus em todo país

Participam da programação da 20ª Semana Nacional de Museus 877 museus de todo o país, com 2.587 eventos cadastrados. As atividades incluem shows, teatros, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livro, oficinas e festivais.

Baixar arquivo
Economia

CNI aponta que estoques de produtos aumentaram acima do planejado

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria – CNI, divulgada nesta segunda-feira, revela que esse aumento significa que os empresários ficaram com estoque de sobra no mês de abril.

Baixar arquivo
Segurança

RJ: Convertida em preventiva a prisão de acusados pela morte de perito

Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.

Baixar arquivo
Justiça

Município de Angélica, em Mato Grosso do Sul, elege novo prefeito

om 42,01% dos votos, a chapa formada por Edison Cassuci Ferreira (PDT) e Paulo Cezar Contiero Conconi (PTB) foi a mais votada e governará o município até 2024.

Baixar arquivo
Geral

No Distrito Federal a venda da bebida Del Valle Fresh é proibida

A decisão, que vale somente para a capital federal, foi tomada pelo órgão após aceitar uma denúncia do Idec sobre a suposta divulgação de propaganda enganosa. 

Baixar arquivo
Geral

SP: Ministério Público investiga ação da prefeitura na Cracolândia

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar se houve irregularidades nas intervenções da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia.

Baixar arquivo