Rio de Janeiro prorroga medidas restritivas contra pandemia
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decidiu prorrogar por mais uma semana as medidas para conter o avanço da Covid-19 no estado.
As determinações previstas no decreto publicado na última sexta-feira seguem valendo e, segundo o governo, têm como base dados técnicos apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde.
O decreto valeria até esta quinta-feira, e com a decisão as medidas continuam em vigor até o próximo dia 25.
Entre as regras está a proibição da permanência da população em área e praças públicas das 23h às 5h.
Bares e restaurantes devem fechar às 23h, mas cada município tem autonomia para reduzir o horário.
Bancas de jornais estão proibidas de vender bebida alcoólica, enquanto restaurantes, academias, parques e casas de festas podem funcionar, mas apenas com metade da capacidade.
No fim da tarde dessa quarta-feira, o estado contava com uma média de 83% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. Dos 92 municípios fluminenses, 12 não tinham mais nenhum desse tipo de leito disponível.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a taxa de ocupação e o número de pacientes aguardando regulação variam ao longo do dia. A Secretaria ressaltou ainda que vem trabalhando para aumentar a oferta de leitos e que, na última semana, ampliou o atendimento em 98 leitos, sendo 93 de UTI.
Também em nota, o governador reforçou que acompanha diariamente os dados e fez um apelo à população para que cumpra as medidas do decreto, fortalecendo ações como distanciamento social e uso de máscaras.