Cedae inicia tratamento para diminuir presença de geosmina na água

Substância deixa cheiro e gosto de terra na água

Publicado em 07/04/2021 - 12:45 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O novo sistema de bombeamento do Rio Guandu entra em operação nesta quarta-feira (7), em mais tentativa da Cedae de resolver o velho problema da geosmina. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos, o aumento da vazão do rio para a Lagoa Grande, que também compõe o sistema de captação, vai reduzir os fatores que contribuem para a concentração das algas responsáveis pela produção da geosmina.

Elas se proliferam com mais rapidez quando há calor, água parada e nutrientes, incluindo esgoto e outras impurezas.

Para dar início ao bombeamento, a Estação do Guandu precisou ser fechada na noite desta terça-feira (6) e só foi religada hoje de manhã, o que pode causar problemas pontuais no abastecimento. A previsão é que a distribução de água leve até 48 horas para retornar `plena capacidade.

A Cedae alerta, no entanto, que a manobra não resolverá o problema de maneira definitiva. Mas há uma esperança com a obra de proteção da tomada de água da Estação de Tratamento, que deve ser licitada no dia 1º de junho. A intervenção prevê a construção de um dique para impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem às do Guandu, diminuindo a poluição no ponto de captação, que favorece a proliferação das algas e, por consequência, da geosmina. A obra tem investimento previsto de R$132 milhões, e duração de 24 meses.

Este já é o segundo ano que os moradores do Grande Rio sofrem com o abastecimento da água, que tem chegado às torneiras com gosto e cheio de terra, e em alguns locais com coloração turva.

O problema atinge as regiões abastecidas pela Estação do Guandu e, de acordo com o monitoramento feito pela própria Cedae, as últimas amostras colhidas em diversos bairros da capital apontam que as medições de gosto estavam no limite ou acima do máximo permitido.

As reclamações dos consumidores motivaram mais uma ação civil, movida pela Defensoria e pelo Ministério Público e que foi acolhida pela justiça nesta terça.

A Cedae deverá prestar esclarecimentos objetivos sobre essas reclamações, e também sobre o monitoramento do gosto e do odor da água captada no sistema Guandu, sob risco de multa. A companhia afirmou que ainda não foi intimada, mas vai prestar as informações cabíveis ao processo.

 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo
Economia

Índice Geral de Preços registra alta de 17,82% nos últimos 12 meses

A inflação medida pelo IGP-10,  Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Volta do rodízio registra trânsito abaixo da média na capital paulista

Houve apenas um pico de 1,5% das vias congestionadas às 8 horas e a partir das 10h também foi registrado um fluxo abaixo para o dia e horário com 0,5% das vias congestionadas nesse período.

Baixar arquivo
Cultura

Nove em dez artistas perderam dinheiro durante a pandemia no Brasil

Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. E quase metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Com retorno do público ao cinema, bilheteria cresce 35% em 2021

Segundo Tiago Mafra, diretor da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, a reação veio com o avanço da vacinação e a reabertura gradual das salas a partir de 2021.

Baixar arquivo