Certidões de óbitos e nascimentos digitais aumentam 162% na pandemia

Publicado em 12/04/2021 - 18:00 Por Luísa Câmara - Estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

A emissão de certidões de óbitos e nascimentos de modo online cresceu 162% desde o início da pandemia. Os pedidos passaram de 130.019 em 2019 para 340.295 em 2020. Somente nos três primeiros meses deste ano já foram solicitados 119.578 documentos pela internet.

Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Luis Carlos Vendramin, esses números se devem, em parte, à restrição de circulação de pessoas por causa da pandemia.

As solicitações de certidões de óbito ou nascimento podem ser feitas por meio físico ou digital. Caso a opção seja impressa, há a possibilidade de receber o documento pelos Correios ou retirar no cartório mais próximo da residência. Quem preferir a certidão digital, pode recebê-la por e-mail e encaminhar de forma eletrônica aos órgãos competentes.

O portal para emitir certidões digitais funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

*Com supervisão de Graziele Bezerra

Edição: Graziele Bezerra/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo