Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

A estimativa é da Defesa Civil na capital amazonense

Publicado em 14/04/2021 - 13:41 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estimativas da Defesa Civil em Manaus apontam que ao menos 4 mil pessoas devem ser atingidas pela cheia do Rio Negro na capital amazonense e devem precisar de apoio da prefeitura. Em 2020, 15 bairros foram afetados pela cheia.

A partir da próxima semana, os agentes da defesa civil vão iniciar a identificação das casas que serão atingidas e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania fará o cadastramento das famílias para a concessão do Auxílio Aluguel.

De acordo com o último boletim do CPRM, o Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro na capital amazonense segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia. O nível atual em Manaus é considerado alto para o período. Um novo boletim do CPRM deve ser publicado nesta sexta-feira (16).

Nessa terça-feira, a cota do rio Negro chegou a 27,96 metros em Manaus. A maior cheia histórica na capital foi em 2012, com o rio Negro marcando 29,78 metros. Na época, a subida do nível do rio Negro afetou quase seis mil famílias.

Em todo o estado, muitas cidades enfrentam os problemas de enchentes, nesta época. Na última semana, o governo do Amazonas completou a entrega de ajuda humanitária em 12 municípios em situação de emergência, pela cheia nas calhas dos rios Purus e Juruá.

As ações fazem parte da Operação Enchente do governo estadual, que também inclui fornecimento de água potável, operações de crédito e anistia de dívidas, entre outros apoios para população afetada.

 


 

Edição: Nádia Faggiani/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo